Empreendedores de Botucatu faturam R$ 3 milhões com “Google Caipira”

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Empreendedores de Botucatu faturam R$ 3 milhões com “Google Caipira” 24 abril 2017

Em cidades do interior, as pequenas empresas sobrevivem só com a clientela local. Muitas vezes, elas não têm nem website institucional e não sabem onde anunciar suas vagas de emprego e eventos. Nem os próprios habitantes locais sabem o que está acontecendo em seu bairro. Foi por causa dessa dificuldade de espalhar informações que a dupla Erika Morales e Rafael Somera criaram a Solutudo.

Erika Morales e Rafael Somera fizeram  Faculdade de Logística na FATEC Botucatu, Na instituição, eles criaram um jornalzinho para a instituição porque sempre gostaram de divulgar informações às pessoas. Quando terminaram o curso, Somera passou a trabalhar na área de marketing e Erika em vendas. Um dia, Erika estava em um hotel quando um turista perguntou a recepcionista o que tinha pra fazer em Botucatu e a resposta foi “Nada!”.

Indignada, Erika contatou Somera para mudar essa situação. Como naquele ano, 2005, ia acontecer na cidade os Jogos Abertos do Interior, resolveram montar um guia impresso com tudo que os turistas podiam fazer na cidade. Assim surgiu a Solutudo.

Sem nenhum investimento inicial, o primeiro escritório da marca era dentro da casa de Somera com um computador antigo. As empresas pagaram pequenas quantias para aparecer no material impresso e, com esse dinheiro, eles imprimiram e distribuíram pela cidade. Como o sucesso da ação, decidiram seguir com a ideia.

Passaram a contatar mais empresas, anunciar vagas de emprego e até mesmo divulgar eventos que aconteciam na cidade e que ninguém sabia. Com o passar dos anos, sentiram a necessidade de criar outros canais e hoje contam com o atendimento por telefone, site e aplicativo.

“São mais de 1700 ligações por dia e, contando todos os canais, 1 milhão de pessoas são atendidas por mês”, diz Somero. As pessoas procuram a Solutudo para encontrar estabelecimentos como restaurantes, mercadinhos e padarias, serviços como marceneiro, pedreiro e dentista, vagas de emprego e eventos nas cidades em que atuam.

Até 2012, a Solutudo só estava em Botucatu. De 2012 a 2014, criaram seis unidades próprias em outras cidades, mas em 2015, decidiram vender todas e apostar no modelo de franquias. Cada franquia atua em uma cidade inteira e até hoje existem 34 unidades entre o interior de São Paulo, Espírito Santo, Sergipe e Mato Grosso do Sul.

A fonte de receita tem um modelo bem parecido com os anúncios do Google. As empresas, ou pessoas, que desejarem ter seus estabelecimentos como “referências” no Solutudo, pagam uma assinatura de R$ 130 a R$ 150 por mês. Ou seja, quando alguém pesquisar “restaurante em Botucatu”, as primeiras opções que aparecerão são aqueles estabelecimentos que pagam a mensalidade. Foi dessa forma que a empresa faturou R$ 3 milhões em 2016.

De acordo com Somera, o valor baixo da mensalidade firma a parceria com os pequenos empreendedores “Se o preço fosse mais alto, o jardineiro daquela cidade do interior não seria o nosso cliente. O objetivo da Solutudo é chegar nas micro e pequenas empresas para atender toda a população”, afirma.

No começo, eram 56 e hoje já contam com mais de 5 mil clientes e 500 mil não-pagantes no banco de dados. “Nós somos chamados de Google caipira! Quando os moradores dessa cidade precisam de alguma coisa, recorrem a nós”, conta o empreendedor.

Para manter a logística do negócio, a Solutudo aposta em equipes que vão as ruas para cadastrar estabelecimentos, serviços e conseguir novos clientes. A franquia custa de R$ 45 mil a R$ 180 mil dependendo do número de habitantes da cidade.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

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