Veterinária prepara recepção aos calouros 2014

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, vai receber seus novos alunos de graduação a partir do dia 24 de fevereiro. A grande novidade deste ano é que parte da recepção será desenvolvida conjuntamente pelas quatro unidades da Unesp na cidade.

“A recepção conjunta resgata a possibilidade de uma integração maior entre alunos de cursos diferentes”, afirma a professora Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ. “A ideia também é fortalecer a imagem e a identidade da Unesp. Além de alunos da FCA, da FMVZ, da FM ou do IB todos fazem parte de uma instituição maior que é a Unesp”, complementa o professor Paulo Roberto de Lima Meirelles, coordenador do curso de graduação em Zootecnia.

Como vem acontecendo nos últimos anos, a Unesp e suas unidades estão preocupadas com as ocorrências de trotes. “Temos uma preocupação de desconstruir essa cultura”, afirma a professora Maria Jaqueline Mamprim, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.

Quaisquer atos constrangedores sofridos pelos alunos que chegam ? universidade podem ser denunciados pelos seguintes telefones: (14) 3880-2210 (Ouvidoria da FMVZ); (14)3880-2004 (Comissão de Recepção da FMVZ) e (14) 3815-9000 (Disque-trote). “As vítimas de comportamentos excessivos podem fazer a denúncia sem identificação. Após apurar os fatos a Comissão vai tomar atitudes que sirvam de exemplo para que essa prática deixe de existir”, ressalta a professora Denise.

{n}Programação{/n}

O dia 24 de fevereiro será dedicado ? programação unificada das unidades da Unesp, que terá início ? s 8h30, na Casa da Arte da FMVZ, câmpus de Rubião Junior, com as boas vindas do presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) e apresentação de todos os diretores das unidades.

Na sequencia, acontece a aula inaugural ministrada pelo professor Gilson Luiz Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências, seguida de apresentações artísticas. No período da tarde, em frente ? Biblioteca de Rubião Júnior e nas salas de aula da Faculdade de Medicina acontecem oficinas de trabalho para integração entre todos os alunos.

Na manhã de terça-feira, dia 25, os alunos de Medicina Veterinária e Zootecnia se reúnem na Casa da Arte da FMVZ para as boas vindas do diretor da Faculdade, com apresentação da vice-diretora, supervisores das unidades auxiliares, chefes de Departamentos, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, diretor técnico acadêmico, supervisor da Seção Técnica de Graduação e presidentes dos Diretórios Acadêmicos.

Ainda pela manhã, acontecem palestras dos coordenadores do curso de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia da FMVZ, seguidas de aula Inaugural ministrada pela zootecnista Renata Helena Branco Arnandes, pesquisadora científica e atual diretora do Instituto de Zootecnia/Sertãozinho.

Após a palestra sobre intercâmbio, internacionalização e convênios da FMVZ, ministrada pela professora Jane Megid, acontece um churrasco de confraternização para pais, alunos e membros da Comissão de Recepção, na Associação dos Docentes (AD). No período da tarde acontecem apresentações dos Grupos de Estudos e dos Diretórios Acadêmicos da FMVZ.

No dia 26, quarta-feira, a programação é conjunta novamente e começa ? s 8h com uma caminhada de integração com todos os calouros e Comissão de Recepção, com saída da “Praça do Hospital Regional de Botucatu” em direção ? Fazenda Lageado.

A partir da chegada ao Lageado, haverá uma reunião no Ginásio Poliesportivo da FCA para realização de grupos de discussões, propostos pelos Diretórios Acadêmicos dos cursos e apresentação dos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Botucatu.

No período da tarde, no Auditório da FCA, na Fazenda Lageado, acontece uma palestra sobre o trote com a professora Maria Cristina Pereira Lima, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina, seguida de um debate sobre o tema.