Unesp recebe estudantes dos EUA em intercâmbio

Dentro de seu processo de solidificação do processo de internacionalização de suas relações acadêmicas e colaboração científica, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu, dia 8 de maio, dois estudantes da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Michael Yip e KelliGross, alunos do 2º ano do curso de Medicina, passarão três semanas em Botucatu onde conhecerão rotinas de atendimento na enfermaria de Moléstias Infecciosas e na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas (HCFMB) e também com aulas no Departamento de Anestesiologia da FMB.

Essa experiência no Brasil, conforme ressaltam os alunos, proporcionará amplo conhecimento de como funciona um sistema público de saúde diferente do norte-americano, além das particularidades entre a medicina brasileira e norte-americana. “Nossa expectativa é conhecer novas culturas. Essa vivência será importante para viver diferentes práticas da medicina”, declarou Michael.

O convênio de intercâmbio com a Universidade do Texas existe há mais de uma década e até esse ano consistia em recepção de professores em Botucatu ou acordos para pesquisas e produção de materiais científicos.

“Esses são os primeiros alunos que a FMB recepciona vindos do acordo que mantém com essa universidade norte-americana. Há o desejo de que nossa escola passe a agregar mais alunos de diversas partes do mundo”, ressalta a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Medicina/Unesp, professora Silke Weber.

Em 2011, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp já recepcionou nove estudantes vindos das mais diversas nacionalidades como noruegueses, portugueses, argentinos e norte-americanos. A intenção, segundo a professora Weber, é que a universidade estreite ainda mais o contato com outras instituições de ensino na área da saúde para acordos de cooperação e intercâmbio.

Foto:
Flávio Fogueral/Jornal da FMB