Unesp Botucatu aproxima alunos do Ensino Médio ? ciência

Alunos do Ensino Médio de Botucatu e região participarão, de 21 a 26 de janeiro, de um curso de férias que visa aproximar os jovens da ciência em suas diferentes áreas. Este é o intuito do projeto “Popularizando e Difundindo a Ciência na Unesp”, que ocorre a sete anos no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e já atendeu a mais de 500 pessoas. A abertura do evento ocorre nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 9 horas, no Anfiteatro do IBB, no câmpus de Rubião Júnior da Unesp.

Através de dinâmicas, visitas temáticas, oficinas, peças teatrais e exposição, os estudantes terão contato com quatro diferentes áreas das ciências biológicas como genética, botânica, reprodução e doenças tropicais. As atividades serão realizadas das 8 ? s 17h30 e serão promovidas por cursos de Pós Graduação da Unesp, tanto do IBB quanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).

Serão 240 alunos das cidades de Botucatu, São Manuel, Lençóis Paulista, Areiópolis, Pratânia, Laranjal Paulista, Anhembi, Itatinga e Pardinho. Professores dos Ensinos Fundamental e Médio também participarão do curso de férias. Divididos em grupos, os participantes conhecerão diferentes pontos das instalações da Unesp, em Botucatu, como laboratórios de pesquisa, Jardim Botânico do IBB e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O projeto tem promovido integração entre a universidade e os estudantes do Ensino Médio, proporcionando os primeiros contatos com a prática da ciência. “É uma parceria importante entre a escola e a universidade na busca pela qualidade do ensino”, frisou Adriane Wasko, professora do IBB e coordenadora do curso de férias.

Segundo ela, outro aspecto realçado neste evento é a integração dos diferentes cursos da Unesp na organização das atividades. Ao todo, mais de 100 alunos de graduação e pós-graduação desempenharão as funções de monitores. “Estas atividades somam pontos aos programas de pós-graduação para as avaliações que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) realiza todos os anos”, enfatizou professora Wasco.

A edição 2013 do “Popularizando e Difundindo a Ciência na Unesp” tem apoio das Pró Reitorias de Extensão e Pós Graduação, Capes, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Diretoria Regional de Ensino de Botucatu e Prefeitura de Botucatu.

Fonte: Flávio Fogueral
Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB Unesp