Trilha do Lageado conta com Casa da Natureza

Fotos: Valéria Cuter

A Casa da Natureza faz parte do projeto “Trilha Ecológica do Lageado”, como laboratório de educação ambiental, idealizado e implantado em abril de 1998 na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, na Fazenda Lageado, campus de Botucatu. A finalidade é dar oportunidade aos universitários, estagiários, jovens e crianças, uma vivência e discussão com temas ambientais em contato direto com a natureza.

Coordenada pelo professor Valdemir Antonio Rodrigues e administrada por Ieda de Fátima Ferreira Rodrigues, a Casa visa proporcionar aos visitantes uma alerta sobre a necessidade da preservação das espécies animais e vegetais. No interior da Casa estão expostos para visitação pública, diversos animais empalhados que, por algum motivo, foram mortos pela ação do homem.

Durante a trilha ecológica as pessoas se encontram com a natureza e lazer recebendo orientações sobre conscientização ambiental como preservar as nascentes, a fauna e a flora. Também se busca estimular o desenvolvimento da observação, reflexão, raciocínio e redação de textos e poesias, com cidadania, através dos cinco sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) vivenciados na Casa da Natureza e durante a caminhada na Trilha.

A Casa e o passeio ecológico na trilha são elos importantes entre a comunidade universitária e a sociedade, tornando-se laboratórios alternativos e interativos disponíveis para um melhor conhecimento e interpretação dos ecossistemas e sobre a temática ambiental. É mais uma opção para desenvolver a educação ambiental e o Ecoturismo e promover a conscientização dos estudantes dos colégios de ensino fundamental e médio da região de Botucatu.

A Trilha e Casa da Natureza facilitam o intercâmbio entre a escola pública e a universidade; interagem na formação do indivíduo em contato direto com a natureza e desenvolvimento do cidadão com visão holística do meio ambiente. “Toda quarta-feira os professores e estudantes de escolas públicas e privadas podem agendar um passeio na trilha”, convida a administradora da Casa, Ieda Rodrigues.

O programa integra a comunidade acadêmica de todos os níveis ? natureza. “O homem é mais um elemento da natureza, e na maioria das vezes vive dissociado dela, sem consciência de sua importância no próprio cotidiano, e o passeio na trilha é um elo, tornando-se um laboratório interativo disponível na natureza”, afirma o professor doutor, Valdemir Antonio Rodrigues, lembrando que o projeto foi iniciado em abril de 1998 e atendeu mais de 30 mil estudantes e visitantes de várias regiões e estados do Brasil.

A caminhada na Trilha tem percurso de 2.000 metros, entre floresta natural e mata ciliar, com biodiversidade adequada para o aprendizado dos visitantes. O filme ambiental na Casa da Natureza passa uma visão de preservação ambiental e mostruário dos elementos da natureza em exposição permanente e através dos passeios ecológicos na trilha.

Para o coordenador, todos ganham com esse projeto: o meio ambiente, que é preservado; os alunos, por terem a chance de vivenciar ensinamentos práticos e teóricos; as crianças, que vivenciam a educação ambiental; e a própria Unesp, que pratica a extensão e aprofunda seus conhecimentos na área ambiental e comunitária.