Senac capacita pessoas com deficiência intelectual

O Senac Botucatu está com inscrições abertas para o Programa Educação para o Trabalho – Trampolim, curso gratuito que oferece formação básica profissional para jovens e adultos com deficiência intelectual. Os interessados em ingressar no curso devem se inscrever pelo portal www.sp.senac.br/bolsasdeestudo ou solicitar o cadastro no Senac Botucatu.

Para participar, o candidato deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.356) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. As inscrições já podem ser realizadas e se encerram cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga.

Segundo Edmée de Campos Rodrigues, docente do curso, a programação, com duração de 550 horas, estimula a autonomia para superação de desafios e realização de atividades cotidianas e também para o ingresso no mercado de trabalho.

“Desenvolvemos as aulas com o objetivo de que o aluno adquira confiança para expressar-se, por meio do estímulo ao letramento e da construção de opiniões críticas. Também trabalhamos os comportamentos esperados em cada ambiente, para fortalecer o sentimento de pertencimento”, explica.

Durante o curso, Maristela Manoel percebeu a evolução da filha Isabella Manoel de Assis, que possui a Síndrome de Down. Ela recomenda que as famílias invistam na capacitação. “A Isabella apresentou mudanças de socialização, adquiriu conhecimentos variados como tomar um ônibus e andar a pé, utilizando a faixa de pedestres. Ela também me avisa sobre as cores dos semáforos. Aprendeu a comprar e já saber lidar com o troco”, elenca Maristela.

Os candidatos serão contemplados por ordem de inscrição e os excedentes serão mantidos em lista de espera e receberão uma mensagem de convocação, caso ocorra desistência ou a documentação dos inscritos não seja entregue dentro do prazo. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, ? s 9 horas. Mais informações pelo telefone (14) 3112-1150 ou o E-mail: botucatu@sp.senac.br