Seminário aborda interação de pessoas e meio ambiente

De 27 a 29 de Novembro de 2013, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, realiza o VI Seminário de Etnobiologia (estudo científico da dinâmica de relacionamentos entre pessoas e seus grupos culturais e o meio ambiente) e Etnoecologia (interação entre pessoas e ambiente) do Sudeste. O tema dessa edição do evento é “Patrimônio cultural e biológico: desafios e perspectivas para conservação e uso”. O Seminário vai agregar em sua programação científica pesquisadores jovens e consagrados em palestras, mini-cursos, mesas redondas e debates.

A extensa programação do evento foi planejada para cobrir as diversas áreas do conhecimento: etnobotânica, etnobotânica histórica, plantas medicinais, segurança alimentar, etnozoologia, domesticação de plantas, manejo da paisagem, etnoecologia e temas referentes a ética e legislação.

Também serão abordadas questões importantes como o potencial da etnobiologia e etnoecologia para responder a desafios relacionados ao desenvolvimento regional, bioprospecção de remédios, segurança alimentar, produção de combustíveis, materiais de origem vegetal animal, na conservação da paisagem e no desenvolvimento das comunidades envolvidas.

O VI Seminário de Etnobiologia e Etnoecologia do Sudeste contará apresentação de trabalhos científicos e com extensa programação cultural que inclui lançamento de livros, apresentações musicais, exposições e concurso fotográfico.

Da Assessoria