Semana da Extensão promove um “passeio” pelo intestino

Esta semana, entre os dias 5 a 9 de agosto, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) apresenta o projeto “Intestino Gigante”. A réplica aumentada do intestino estará aberta para visitação, principalmente aos estudantes das redes públicas municipal e estadual, além da rede particular de ensino.

A abertura aconteceu nesta segunda-feira (5) com a presença da pró-Reitora de Extensão da Unesp, professora Mariângela Spotti Lopes Fujita. Uma tenda de 660 metros quadrados foi montada em área anexa a Biblioteca do Câmpus, onde se concentrou toda a programação. Na mesma tenda, acontece exposições de livros – escritos por professores da FMB – e dos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição. Ainda serão divulgadas algumas das principais atividades estudantis.

A réplica aumentada do intestino gigante retrata lesões como o pólipo – tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Além disso, os visitantes poderão ver as representações das lesões enquanto recebem mensagens por vídeo de curta duração, que são apresentados em quatro pontos no interior do IG e que informam sobre a prevenção do câncer Colorretal.

O evento conta, ainda, com a presença da Livraria Unesp Móvel. Montada sobre um caminhão-baú e com área útil de 20 metros quadrados, a Livraria Unesp Móvel foi concebida para circular por todo o país, levando livros em especial a cidades carentes de livrarias e bibliotecas, além de turísticas. Nas pequenas cidades a loja se transforma em evento, integrando o calendário de atividades culturais em cidades turísticas e nas que sediam campi da Unesp. O objetivo da Livraria Unesp Móvel é levar a Livraria da Unesp para as Unidades da instituição que não possuem a livraria e para que a comunidade local conheça o que a Universidade produz.