Segundo Tempo inicia período de férias com recreação

O Programa Segundo Tempo (PST), vinculado a Secretaria Municipal de Educação, reiniciou suas atividades com os alunos das escolas de ensino fundamental da rede municipal em Botucatu. Cerca de 2 mil estudantes, entre crianças e adolescentes, participaram de um dia com muita recreação esportiva e diversão, nos 20 núcleos da parceria entre o Ministério do Esporte e a prefeitura local.

Estas férias prometem mais brincadeiras e jogos para entreter a garotada no período livre. Todas as unidades de atendimento do Programa Segundo Tempo em Botucatu, instaladas em escolas municipais e em espaços públicos, como o ginásio de esportes e o estádio municipal, irão atender os alunos durante o recesso escolar no mesmo período em que já participam das atividades regulares do programa.

Os interessados poderão levar seus colegas para participar conjuntamente das atividades, que serão monitoradas pelos coordenadores de núcleo. De acordo com a coordenadora-geral do programa em Botucatu, Mara Ruiz, as atividades serão diversificadas. “A recreação foi planejada para esta época de calor, com brincadeiras ao ar livre e vamos aproveitar para realizar campeonatos nas diversas modalidades”, anuncia.

A educadora informa que no período de férias escolares muitos alunos, por não terem nenhuma atividade, brincam na rua, correndo riscos. “Como o programa funciona nas férias, os pais poderão ficar mais tranquilos, pois seus filhos estarão se divertindo com os nossos coordenadores por meio de atividades direcionadas”, explica.

Para a secretária Municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, a ação vai assegurar aos alunos da rede municipal a socialização. “Promoveremos o trabalho em equipe, o respeito ? s regras esportivas e o lazer”, explica, ao ressaltar que a ideia é que a garotada divirta-se com segurança.

Além do reforço escolar, o programa oferece as modalidades esportivas coletivas de basquete, handebol, futsal e voleibol, além de atletismo, dama e xadrez. Os beneficiados contam também como atividades extracurriculares que incluem oficinas culturais e educativas.

Atualmente, o núcleo Segundo Tempo conta com 20 professores de educação física e 20 monitores de atividades esportivas. Os profissionais são os responsáveis pela elaboração e execução dos planos pedagógicos junto a duas mil crianças na faixa etária de 6 a 15 anos.