Secretaria lança o projeto ‘Educar-te’ em Vitoriana

A Prefeitura de Municipal, através da Secretaria de Educação, pasta esta administrada pelo professor Narcizo Minetto Júnior, lançou, oficialmente, neste final de semana, o projeto “Educar-te – todos juntos na arte de educar”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Raymundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana.

Segundo explica Alexandre César Ebúrneo, diretor daquele estabelecimento de ensino, o Educar-te é um projeto de desenvolvimento comunitário que busca trabalhar, com recursos humanos, as habilidades e condutas que promovam o bem estar e a harmonia da convivência em grupo. Ele tem a intenção de resgatar a cidadania de toda a comunidade de Vitoriana e outros bairros próximos como Rio Bonito, Porto Said, Mina e Alvorada da Barra.

“O objetivo é estimular os alunos e a comunidade o verdadeiro significado da palavra educar. Juntos podemos mudar a realidade de qualquer local, inclusive o Distrito de Vitoriana. Acredito neste propósito, mas é um projeto que depende de união. Por isso repito sempre uma frase: O que somos é um presente da vida para nós. O que nos tornamos é o nosso presente para a vida”, comenta o diretor.

O projeto trabalhará com cinco vertentes: o pedagógico, o social, o esportivo, o histórico e o de empreendedorismo. Com o desenrolar das atividades (oficinas, palestras, cursos, lazer cultural, entre outras), a intenção é que os alunos da escola e os membros da comunidade se motivem, se aproximem, e busquem os objetivos propostos para o desenvolvimento local.

Uma das idéias do Educar-te, por exemplo, é futuramente montar um museu para resgatar a história da comunidade de Vitoriana. “Com a participação da comunidade e de todos os envolvidos, existem grades chances de que esse programa atinja seus objetivos e traga desenvolvimento e prosperidade para o Distrito de Vitoriana e região, e acima de tudo, formar nossos alunos no conceito de que uma ação preparada e consciente pode transformar qualquer realidade”, adianta Ebúrneo.

O secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, esteve presente no lançamento do projeto e valorizou os parceiros, especialmente, a participação da comunidade de Vitoriana. “Vitoriana não é apenas um distrito, tem vida. As pessoas que moram em Vitoriana merecem muito mais. Há muito potencial neste lugar. Queremos desenvolver este potencial, e levar a escola além dos muros”, ressaltou Minetto.

Fonte e fotos: Secretaria de Comunicação