Secretaria de Educação inicia projeto ‘Letramento Digital’

Na manhã desta quinta-feira (8), aconteceu na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do projeto “Letramento Digital”. O evento é uma realização da Secretaria de Educação em parceria com a Fatec e tem como objetivo a capacitação dos Coordenadores Pedagógicos das escolas da Rede Municipal de Ensino, que servirão como multiplicadores para todos os professores da rede. O curso terá carga horária de 44 horas e se estenderá até o dia 3 de novembro.

“O Letramento Digital visa sensibilizar os profissionais da educação para a utilização das ferramentas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) na sala de aula, acompanhando a evolução da informatização no dia-a-dia”, comentou o secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior (foto).

Lembra Minetto que antes dessa apresentação, aproximadamente, 25 coordenadores pedagógicos e assistentes de direção do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos no auditório da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec), para a aula de apresentação do projeto.

De acordo com o professor Edson Aparecido Martins, coordenador do curso de Informática e Negócios, não basta colocar computadores nas escolas, trancar a porta e guardar a chave. “Há a necessidade de sensibilização e treinamento em um nível vertical, começando de cima, na formação do educador”, enfoca. “Com isso, o professor terá o interesse em utilizar as ferramentas de TIC em suas aulas e o aluno, lá na ponta, será beneficiado com aulas mais interessantes, na sala ou no laboratório de informática que já existe na escola”, acrescenta.