Sabesp faz 40 anos com limpeza e soltura de peixes

A Sabesp e a Prefeitura de Botucatu irão comemorar o aniversário de 40 anos de atuação da empresa no Município com eventos de preservação do Rio Lavapés, um dos principais que cortam a região central da Cidade. Com as obras de saneamento básico da Sabesp, o Lavapés deixou de receber o lançamento de esgotos domésticos e agora está despoluído, reunindo todas as características naturais para o desenvolvimento da fauna aquática de toda espécie.

Neste sábado (22), a Sabesp, Prefeitura e demais parceiros, irão realizar a limpeza das margens do Córrego Desbruado, afluente do Rio Lavapés, que também está livre do lançamento de esgotos. A ação de ecomobilização é voltada à consciência ecológica, à sustentabilidade e à preservação ambiental. 

Os voluntários serão divididos grupos que irão percorrer a calha e as margens do córrego retirando todo tipo de lixo encontrado. A ideia é também conscientizar os moradores de Botucatu a não jogarem lixo nos córregos e também vias públicas, pois as águas das chuvas acabam levando essa sujeira para esses rios.

A iniciativa tem a parceria da Prefeitura de Botucatu, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Educação, além do apoio de diversas entidades voluntárias como a ONG SOS Cuesta, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Botucatu), Tiro de Guerra, Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Abad (Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético) e Rotary Club Botucatu Bons Ares.

Ainda em comemoração ao aniversário da Sabesp, no dia 27 de novembro (quinta-feira), será realizada a soltura de 12 mil alevinos (pacu, lambari, curumbatá, entre outras espécies da ictiofauna), no Lavapés. A festividade contará com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, Rubens Rizek; do deputado estadual Bruno Covas, além do Prefeito de Botucatu, João Cury e outras autoridades do Município. A iniciativa terá a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef. Antenor Serra, Colégio Liceu Anglo e do Núcleo Assistencial Paulo e Estevão.

Segundo o prefeito de Botucatu, João Cury, a ideia de envolver as crianças na ação de repovoamento de peixe no Rio Lavapés e limpeza do Córrego Desbruado faz parte da preocupação em ajudar na formação de novas gerações de pessoas comprometidas com a defesa do meio ambiente. “Quanto mais cedo essa consciência começar a ser formada, mais cedo ela começará a dar frutos, e quem ganha com isso é o meio ambiente e, consequentemente, o planeta”, afirma.

Para o superintendente da Unidade da Sabesp da região, Mário Eduardo Pardini Affonseca, essa ação é essencial para a preservação desses rios e o envolvimento das crianças é fundamental para estimular e promover o aprendizado da conservação do Meio Ambiente. “Queremos passar para a população que a melhor comemoração e presente para o Município é a reflexão de seus cidadãos sobre a responsabilidade do uso consciente e sustentável dos recursos naturais", diz ele. Ainda segundo Pardini, a missão da Sabesp vai além, já que os investimentos na despoluição dos rios e mananciais contribuem para o aumento da disponibilidade hídrica e a oferta de água para a população.

Essas ações reforçam o compromisso da companhia de saneamento com a qualidade de vida da população, assegurando que a prestação dos serviços essenciais tenha a marca da confiabilidade e do respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade.