Retirado 70 mil litros de lixo do Córrego da Cascata

Fotos: Luiz Fernando

 

Foram 200 voluntários da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo que recolheram cerca de 70 mil litros de lixo da região da microbacia hidrográfica do Córrego da Cascata. A quantidade de entulho recolhido foi suficiente para encher seis caminhões cedidos pela prefeitura de Botucatu.  A ação integra o Projeto Cascata Realiza, da ONG SOS Cuesta. De acordo com a coordenadora geral do projeto, Nelita Maria Corrêa, a ação atingiu os objetivos.

A voluntária e moradora do distrito de Rubião Junior, Fabíola Vieira Trevizo, 23, aprovou a ação. “Muito legal participar de uma ação assim – muito bem organizada -, ainda mais que sou moradora de Rubião Junior. Espero que a população valorize e pare de jogar lixo em locais inadequados”, conta.

O morador voluntário, Gustavo Paseriano, 35, espera continuidade. “Achei muito interessante a grande quantidade de jovens inseridos e espero a continuidade dos trabalhos”, afirma. A campanha teve parceria da Prefeitura Municipal de Botucatu, Eucatex, Sabesp, e Rodovias do Tietê; Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, Aventureiros de Túnel, Jipeiros da Cuesta e a Cooperativa de agentes ambientais.

Dando continuidade às ações do projeto Córrego da Cascata, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental pretende constituir o primeiro comitê de microbacias do estado de São Paulo e realizar 10 atividades de 4 programas de gerenciamento da microbacia do Córrego da Cascata. A segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo integra as atividades de educação ambiental do projeto.