Reforma do Código Florestal em debate na Unesp de Botucatu

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), câmpus de Botucatu, vai sediar no dia 14 de outubro o evento “Diálogos de sustentabilidade: A reforma do Código Florestal”. O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre todos os aspectos do novo Código Florestal Brasileiro.

“Queremos incluir nessa discussão os docentes, pesquisadores, estudantes, agricultores, ambientalistas, representantes do poder público e todos os interessados no tema”, diz o professor Luiz César Ribas, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA e coordenador do evento.

O evento tem início ? s 9 horas, no Auditório da Fazenda Experimental Lageado e será dividido em três painéis. O primeiro painel tratando dos aspectos técnicos e legais do Código Florestal será mediado pela professora Maristela Simões do Carmo, da FCA e inicia com uma apresentação do anteprojeto da Reforma do Código Florestal.

A organização do evento aguarda a confirmação da presença do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B), relator do projeto aprovado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Ainda como parte do primeiro painel, o professor Jean Paul Walter Metzger, da USP, trata das bases científicas do Código Florestal.

O segundo painel acontece no início da tarde e trata dos aspectos jurídicos, sociais e econômicos do Código Florestal, com mediação da professora Lúcia Maria Paleari, do Instituto de Biociências da Unesp.

Nessa etapa, acontece a palestra “O Código Florestal dentro da perspectiva do Direito Ambiental”, proferida por Andrea Struchel, advogada especialista em Direito Ambiental. Na sequência, representantes da Via Campesina falam sobre aspectos sociais, ambientais e econômicos da proposta de reforma do Código Florestal.

O terceiro e último painel do evento terá como tema os aspectos técnicos e administrativos do Código Florestal, com mediação do professor Valdemir Antônio Rodrigues, da FCA e inclui a palestra do engenheiro agrônomo e representante da CATI José Luiz Fontes sobre a proposta da reforma do Código Florestal e a Gestão de Bacias Hidrográficas.

“A proposta da reforma do Código Florestal e a APA de Botucatu” é o tema da última palestra, proferida pelo engenheiro agrônomo Nivaldo José Cruz, do setor de Licenciamento Ambiental da Cetesb, que deve ser seguida de um debate geral envolvendo todos os palestrantes e participantes do evento.

Os evento “Diálogos de sustentabilidade” é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas e do Instituto de Biociências da Unesp. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas no local, a partir das 8horas, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível.

Fonte: Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf