Rally e Haka Race primam pela de organização e público

Fotos: David Devidé

 

Botucatu recebeu nos dias 16, 17 e 18 de maio dois eventos de corrida de aventura: a oitava edição do Rally Cuesta Off-Road e as provas do Haka Mini Race e Haka Outdoor Spirit. Ambos foram realizados no entorno do Ginásio Municipal de Esportes – Dr. Mário Covas Júnior e contaram com o apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria de Turismo e da Secretaria de Esportes e Lazer. Eles também fazem parte do projeto Botucatu Terra da Aventura, que visa difundir a imagem da Cidade no cenário do esporte e turismo.

A oitava edição do Rally Cuesta Off-Road foi uma oportunidade para os competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões de garantirem uma boa colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e começarem a testar seus equipamentos restando três meses para o início da maior aventura cross country do Brasil: o Rally dos Sertões.

O Rally Cuesta Off-Road deste ano contou com duas provas especiais. No sábado (17) uma de 106 quilômetros para todas as categorias. Já no domingo (18) o roteiro incluiu mais 138 quilômetros para carros e caminhões, além de 103 quilômetros para motos, UTVs e quadriciclos, totalizando 244 quilômetros percorridos para carros e caminhões e 209 quilômetros para motos, quadriciclos e UTVs.

Ao todo foram 85 competidores, divididos em cinco categorias. Nas motos, a primeira colocação ficou com Rodolpho Costa, com o tempo de 3h28min40s. Gabriel Varela ficou com lugar mais alto do pódio no quadriciclos, com a marca de 3h48min10s. Nos UTVs, o vencedor foi Denísio Cesarini, com o tempo de 3h40min47s. Nos carros a dupla formada por Lucas Moraes e Beco Andreotti garantiu a vitória em 1h46min08s. E nos caminhões, o trio formado por Felício Brigante, Luiz Durval de Paiva e Manoel Henrique venceu a disputa com o tempo de 03h43min03s.

Já nos dias 17 e 18, foram realizados o Haka Mini Race e o Haka Outdoor Spirit, respectivamente. O Mini Race é a primeira etapa do Circuito Terra de Aventura que contará com mais três provas nos meses de julho, agosto e novembro em Botucatu. Foram ao todo 13 equipes na disputa 4×4, com a vitória ficando com o time Nikus Consciência Biofit e três equipes no 4×2, com o lugar mais alto do pódio ficando com o time NinjjaGO!.

Graças às inscrições para as competições do Mini Haka Race e do Haka Outsoor Spirit foram arrecadados quase 70 litros de leite, doados pela organização para o Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Para o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, e o secretário de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, os eventos foram um sucesso de organização e público. “Para Botucatu o evento foi fantástico, colocando a Cidade em evidência com relação aos esportes de aventura.”, afirma Pimentel. “Com Botucatu mais evidente em âmbito nacional graças aos eventos de grande porte, também acabam surgindo novas possibilidades e parcerias”, completa Pereira.