R$ 115 mil serão investidos em cursos de qualificação

A Prefeitura de Botucatu e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) assinaram um convênio para a viabilização de novos cursos de qualificação nas áreas de indústria, construção civil, comércio e serviços. O Poder Público irá investir R$ 115.200,00 para oferecer cursos gratuitos ? população ao longo de 2012.

São eles: armador de ferros; carpinteiro de formas; instalador hidráulico; pedreiro assentador; pedreiro revestidor; carpinteiro de estruturas de telhado; chapeamento aeronáutico; torno; soldador; informática; corte e costura; assistente administrativo; operador de microcomputador; e pintor de obras. Ao todo serão 400 vagas distribuídas nestes cursos, que terão duração de 160 horas cada, e totalizará mais de 2 mil horas de capacitação profissional.

Parte dos alunos que farão estes cursos serão convocados com base na lista de espera da Universidade do Trabalhador (Unit) que, além do próprio Senai, também funcionará como local das aulas práticas e teóricas. A primeira turma, de armador de ferros, tem previsão de início na próxima segunda-feira (13).

Presente na assinatura do convênio, Edison Baptistão, diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), elogiou a pró-atividade e preocupação do Poder Público em torno da escassez de qualificação de mão-de-obra no mercado de trabalho, “Conhecimento não se tira. Se tivermos mão-de-obra qualificada, nossas indústrias conseguirão absorver mais rapidamente esses profissionais. Nossa indústria tem estrutura, mas esperamos que o Poder Público nos acompanhe para desenvolvimento pleno da Cidade e região, e é o que está acontecendo”, comenta.

José Maria Milani, diretor do Senai Botucatu, afirma que faltam profissionais certos para as vagas disponíveis e reforça o discurso da Administração Municipal, que se mostra preocupada em gerar emprego.
“Prefeitura não pode ser apenas assistencialista. Como o prefeito sempre fala, é só mesmo o trabalho que traz dignidade ? s pessoas”, completa.
O convênio com o Senai é mais uma ação do programa “Todos pelo emprego”.

Lançado em abril de 2011, ele trabalha, entre outras vertentes, a construção de parcerias com entidades públicas e privadas que contribuam para a política pública de geração de oportunidades de emprego e renda, e a promoção de cursos de formação e qualificação voltados ? população. “De 2009 até o final de 2011 qualificamos cerca de 2 mil pessoas em Botucatu, sem contar as capacitações promovidas por meio de outras secretarias como a Assistência Social. Dessa forma estamos contribuindo de alguma forma para gerar oportunidades proporcionadas pela nossa indústria, comércio e setor de serviços”, argumenta o secretário adjunto de Indústria, Antonio Carlos Stein.

O prefeito João Cury Neto agradeceu a parceria e apoio das empresas, instituições educacionais, sindicatos, entre outras entidades que tem ajudado o Poder Público viabilizar cursos de qualificação e aproximar as pessoas ? s vagas de trabalho disponíveis. “Isso sim é investimento público na veia das pessoas, que faz a diferença na vida delas pois conhecimento adquirido é o que fica. Esperamos terminar o ano com mais de três mil pessoas qualificadas com recursos próprios da Prefeitura e Governo do Estado”, informa.

Os interessados em deixar o nome para participar dos cursos promovidos pela Prefeitura em parceria com o Senai ou obter mais informações podem ligar para o telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento: 3811-1449. Ainda nesta semana deve ser finalizado o cronograma dos cursos e período de inscrições.

Fonte: Da Assessoria