Publicado catálogo com 1.241 programas de extensão

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) lança o Catálogo dos projetos de Extensão da Unesp. A brochura de 532 páginas apresenta por meio de resumos e fotos 1.241 programas e projetos cadastrados. Os projetos e programas estão divididos em oito categorias. As áreas de Educação e Saúde concentram a maior parte das ações, somando 687. Tecnologia e Meio Ambiente, com 172 projetos, têm crescido por meio de uma política de indução.

Os destaques são: Comunicação, 80 ações; Cultura, 85; Direitos Humanos, 33; Espaços Construídos, 10; Política e Economia, 19; Trabalho, 29. O catálogo traz também uma descrição do projeto de corais da Unesp. “O material será distribuído aos diretores e ? s bibliotecas das unidades universitárias, bem como a outras universidades”, ressaltou Maria Amélia Máximo de Araújo, pró-reitora de Extensão.

A pró-reitora explica que a Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. “Possibilita que a comunidade acadêmica encontre na sociedade conhecimentos enriquecedores para sua formação, ao mesmo tempo em que beneficia esta sociedade, com os conhecimentos acadêmicos adquiridos nos bancos da Universidade”, diz.

Na Extensão são desenvolvidos projetos de inclusão social que articulam educação, saúde, trabalho, geração de renda, desenvolvimento sustentável e valorização das culturas regionais. Na área de educação, é trabalhada a formação de indivíduos multiplicadores, que se deslocam para regiões distantes e comunidades carentes, alfabetizando a população.

“A Unesp desenvolve projetos regulares, sistemáticos e extensivos a várias cidades onde se localizam seus Câmpus. Muitos projetos específicos são realizados onde existem os cursos correlatos”, afirma Maria Amélia. “Dessa forma, 1.241 projetos estão espalhados por todo Estado de São Paulo, beneficiando a população e permitindo que nossos alunos conheçam a realidade e necessidades da região em que vivem.”

A publicação estará em breve disponível na internet. Interessados em ter um exemplar podem fazer a solicitação para o e-mail unesp.imprensa@reitoria.unesp.br e os pedidos serão atendidos de acordo com o número de catálogos disponíveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp