Pronatec abre inscrições para curso de soldador

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que estão abertas até dia 11 de abril as inscrições para os interessados em participar do curso de soldador – processo Mig/Mag. O curso é viabilizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Prefeitura de Botucatu.

As aulas terão início no dia 15 de abril e serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 13 ? s 17 horas. Os interessados em participar devem ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Para se inscrever, os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; conta de energia (mês atual ou inferior); e declaração da escola onde os filhos estudam.

As inscrições serão efetuadas no Central de Cadastro Único de Botucatu, localizada na Rua Cardoso de Almeida, 919 – Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3814-0896. Os cursos do Pronatec em Botucatu têm parceria do Senai e Senac e recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome (MDS). Durante a capacitação os alunos recebem material didático, auxílio transporte e lanche.

Os cursos são destinados prioritariamente ? s pessoas inseridas em grupos de vulnerabilidade social ou exclusão social. São eles: beneficiários dos programas de transferência de renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou em processo de inscrição, com renda de até três salários mínimos; pessoas com Ensino Fundamental Incompleto ao Ensino Médio; jovens a partir de 16 anos e adultos.

O Pronatec começou a ser executado em Botucatu no segundo semestre de 2012. Deste período até o momento já foram certificadas 665 pessoas (sem contar novos cursos em andamento). O Pronatec se tornou mais uma vertente do programa municipal Todos pelo Emprego, política pública implantada pela Prefeitura de Botucatu e que em 2013 proporcionou a qualificação gratuita de 1.192 pessoas.