Projeto leva estudantes coletar lixo em córrego

O Projeto Cascata Realiza, da ONG SOS Cuesta de Botucatu, está com inscrições abertas para a atividade de coleta de lixo e entulho às margens do Córrego da Cascata. A ação faz parte da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo” que será no próximo dia 1° de novembro, a partir das 8 horas. O local de concentração é o pátio da Igreja de Santo Antônio, em Rubião Junior.

Um dos coordenadores, André Santachiara Fossaluza, esteve na última semana na escola Cardosinho convidando alunos da suplência do Ensino Médio. “Quanto mais gente envolvida melhor. Importante é mobilizar, mostrar que é preciso cuidar do meio ambiente, que todos somos responsáveis”, diz A Fossaluza.

A diretora da escola, Daniele Thomé aprova. “Vamos inserir a participação como atividade extra, como incentivo e estímulo aos alunos”, destaca, lembrando que interessados podem se inscrever em três modalidades: voluntário mobilizador, coletor ou fotógrafo, através do site www.cascatarealiza.com.br,  onde há informações sobre a dinâmica da ação e respostas para as dúvidas mais frequentes.

A campanha conta com importantes parcerias da Prefeitura Municipal de Botucatu, Eucatex, Sabesp,  Rodovias do Tietê; Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, Aventureiros de Túnel, Jipeiros da Cuesta e a Cooperativa de agentes ambientais.

 

Sobre o projeto

 

Esse projeto dá continuidade às ações do projeto Córrego da Cascata com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Cascata Realiza pretende constituir o primeiro comitê de microbacias do estado de São Paulo e realizar 10 atividades de 4 programas de gerenciamento da microbacia do Córrego da Cascata.

Dentro das atividades de educação ambiental, o projeto promove a segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo.  “Na primeira edição em 2012, retiramos 24 caminhões de entulho e 5600 litros de litro da região com a ajuda de mais de 400 voluntários”, finaliza Nelita, coordenadora geral do projeto.