Projeto do Poupatempo Ambiental de Botucatu está concluído

Mesmo não sendo mais secretário do Meio Ambiente, por razões de Saúde Layre Colino Júnior (foto), ressaltou que deixou pronto um projeto a ser viabilizado durante o ano de 2013: O Poupatempo Ambiental, que será instalado no Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, no Jardim Paraíso.

De acordo com Colino a idéia é levar para um só local vários órgãos ligados ao Meio Ambiente, para agilizar os processos ligados ? área. “No próprio parque teremos a sede da Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Instituto Florestal, Fundação Florestal, bases da Polícia Militar Ambiental e Guarda Civil Ambiental, entre outros”, enumerou Colino.

Enfatiza que o parque com área de mata nativa preservada é de transição entre cerrado e mata atlântica, abrigando diversas espécies vegetais, uma fauna rica em pássaros, além de contar com várias nascentes. “Por isso a comunidade, futuramente, poderá resolver seus problemas na área ambiental e, ao mesmo tempo, dar um passeio muito agradável em contato com a natureza”, coloca.

Lembra que foi feita uma ampla reforma naquele espaço público como parte do programa “Ecobotucatu” e entre as obras está a esplanada de aproximadamente 5 mil metros quadrados de área, que será totalmente gramada. “As crianças não podiam correr com segurança, tendas e palcos para apresentações também tinham espaço plano reduzido”, explica o ex-secretário de Meio Ambiente.

Outra reforma feita foi no lago artificial de 3 mil metros quadrados, projetado para receber peixes ornamentais. “Além disso, outras melhorias estão projetadas como a concha acústica, praça poliesportiva, salão de eventos, portaria e sanitários”, enumera Colino, que não descarta a possibilidade de voltar a trabalhar na administração pública. “Estou cuidando de minha saúde e quando estiver bom, caso o prefeito João Cury queira, posso dar minha colaboração, mas não seria na Secretaria de Meio Ambiente e sim em outra área da administração pública”, aventou.

Com a saída de Layre Colino, o prefeito João Cury, convidou Perseu Mariani para assumir a pasta e dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo feito com total liberdade para criar novos projetos. “Conheço bem o Perseu e sei de sua capacidade. Fico contente que um profissional qualificado como ele assuma meu lugar na Secretaria de Meio Ambiente. Quem ganha com isso é a Cidade”, concluiu.