Projeto Ambiental foi encaminhado ao Governo

O secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, deverá dar início ao Projeto Poupatempo Ambiental, que será instalado no Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, no Jardim Paraíso. O projeto foi encaminhado nesta terça-feira (16) ? Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a assinatura do contrato e abertura de licitação. A expectativa é iniciar as obras no segundo semestre deste ano.

O projeto foi elaborado no ano passado, pelo próprio Mariani, na gestão do então secretário Layre Colino Júnior, que deixou o cargo por razões de Saúde. A idéia é levar a um só local vários órgãos ligados ao Meio Ambiente, para agilizar os processos ligados ? área. No próprio parque serão instalados a sede da Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Instituto Florestal, Fundação Florestal, bases da Polícia Militar Ambiental e Guarda Civil Ambiental, entre outros.

Parque Municipal tem área de mata nativa preservada de transição entre cerrado e mata atlântica, abrigando diversas espécies vegetais, uma fauna rica em pássaros, além de contar com várias nascentes. “Por isso a comunidade, futuramente, poderá resolver seus problemas na área ambiental e, ao mesmo tempo, dar um passeio muito agradável em contato com a natureza”, coloca Mariani.

Lembra que foi feita uma ampla reforma naquele espaço público como parte do programa “Ecobotucatu” e entre as obras está a esplanada de aproximadamente 5 mil metros quadrados de área, que será totalmente gramada.

Outra reforma feita foi no lago artificial de 3 mil metros quadrados, projetado para receber peixes ornamentais. “Além disso, outras melhorias estão projetadas como a concha acústica, praça poliesportiva, salão de eventos, portaria e sanitários”, enumera Mariani.