Projeto “Cidadania e Civismo” encerra ano com atividades

Na tarde desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal encerrou o ano do projeto “Cidadania e Civismo 2010”, recebendo alunos da Escola Cardoso de Almeida, o Cardosinho. Na ocasião os alunos puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela GCM, nas mais diferentes atribuições no Município.

“É sempre gratificante poder mostrar aos alunos um pouco do nosso cotidiano de trabalho e como a Guarda Municipal atua na cidade, assim como procurar agregar valores cívico ? s crianças”, diz o comandante da GCM, Paulo Renato.

Idealizador do projeto em Botucatu, o secretário de Segurança, delegado Adjair de Campos revelou que mais de 1.000 alunos já passaram pela sede da GCM este ano e, em clima de descontração, conheceram o projeto que tem como objetivo incentivar o patriotismo, cidadania e civismo nas crianças botucatuenses.

“Nossa intenção é aflorar esses valores cívicos nas crianças. Esse é o objetivo dessa iniciativa”, ensina Campos, lembrando que este projeto deverá ter continuidade em 2011. “Estou muito satisfeito com a resposta do projeto lançado na cidade. Desde o início, a intenção foi levar (o projeto) a todas as escolas do município, pois entendemos que despertando o civismo e cidadania em nossas crianças, estaremos preparando-as para o futuro, para que vivam num País melhor e mais justo para todos”, observou o secretário.

O prefeito João Cury Neto, ressaltou que o projeto ensina crianças sobre princípios de valores e nas ações de vida coletiva. “Tudo é importante, mas nada substitui o calor humano. Temos que trabalhar para semear isso, resgatando o civismo e o patriotismo, fazendo com que as crianças façam o exercício da cidadania. O projeto planta uma semente hoje para colher frutos amanhã”, frisou o prefeito.

Fotos: Valéria Cuter