Programa Município Verde esteve em Botucatu

O anúncio do ranking das cidades no programa Município Verde Azul deve ser feito no próximo dia 10 de dezembro. Atual campeã, Botucatu está confiante em um novo bom desempenho pelas ações e políticas públicas praticadas nesta área de governo. Com relação a isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a visita surpresa dos técnicos José Ricardo Lopes e Glauco Robson Vicente, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Ela representa uma das etapas em que o órgão estadual comprova a veracidade dos documentos enviados no Plano de Ação do programa, além de ser uma oportunidade do Governo do Estado conhecer de perto o trabalho e ações ambientais realizadas pela administração pública e instituição parceiras no Município.

Os técnicos do programa foram recebidos pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, e toda equipe da pasta. Na oportunidade eles conversaram sobre os procedimentos utilizados pelo Município quanto ? gestão dos resíduos sólidos; recuperação de áreas ciliares; arborização urbana; autuações quanto a crimes ambientais; gestão das águas, educação ambiental; atuação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema); entre outros aspectos.

Na segunda etapa da visita, os técnicos escolheram algumas áreas para visitar como o Viveiro Municipal, Escola do Meio Ambiente, área de plantio nas margens do Ribeirão Lavapés, Ponto de Informações Turísticas (PIT), Aterro Sanitário, Cooperativa de Agentes Ambientais, entre outros.

Segundo Mariani, estas visitas do Estado são muito importantes para evitar fraudes e ações não realizadas pelos municípios, assegurando, dessa forma, uma pontuação idônea. “Mais do que o primeiro lugar, queremos ratificar a boa gestão do Poder Público junto ao Meio Ambiente que tem sido praticada pelo governo João Cury Neto desde 2009”, avalia.

Na próxima segunda-feira (11), após o expediente da sessão da Câmara Municipal de Botucatu (Praça Comendador Emílio Peduti, 112, centro), que tem início ? s 20 horas, o secretário municipal de Meio Ambiente fará uso da tribuna livre para falar aos vereadores e público presentes das dez diretrizes exigidas pelo programa Município Verde-Azul.

As dez diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental, são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Mais informações no site www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul.