Programa Escola da Família alerta sobre uso de cerol

Na tarde deste domingo (22), com o objetivo de prevenir e orientar sobre os perigos do uso de cerol a Guarda Civil Municipal (GCM) ministrou palestra para crianças do Distrito de Vitoriana, região norte de Botucatu. Alunos da Escola Estadual Raymundo Cintra e crianças da comunidade assistiram a palestra do inspetor GCM Belo agente Cristiane. Ouviram como é importante a brincadeira de soltar pipas que deve ser realizada de forma consciente, divertida e preventiva para evitar acidentes e tragédias.

As crianças e adolescentes viram exemplos dos riscos que o uso do cerol causa, como cortes profundos nas mãos, pescoços e pernas, perda dos dedos e até a morte. Também observaram como pessoas que usam a mistura estão sujeitas as penas das leis vigentes, como o pagamento da multa de R$ 1.000,00 para aqueles que são flagrados utilizando cerol (quando menor os responsáveis arcam com o pagamento), além das consequências em casos de ferir outras pessoas ou até em acidentes fatais.

As palestras são realizadas em parceria com a Diretoria de Ensino através do Programa Escola da Família e Patrulha Escolar da GCM que já atende todas as unidades de ensino municipais e agendam atividades nas escolas estaduais de acordo com interesse e oportunidade da administração de cada escola.

São ministradas palestras com os temas: cerol, violência, drogas, o trabalho da GCM, primeiro socorros e sexualidade, estes dois últimos sendo intermediados com profissionais especializados. Para que sejam agendadas palestras basta entrar em contato com a GCM pelo telefone 199 e solicitar e presença da Patrulha Escolar na sua Unidade de Ensino.