Professora americana visita FCA para debater convênio

A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, no dia 07 de agosto, a visita de professora Vilma Fuentes, assessora de Relações Exteriores do Santa Fe College, de Gainsville/ Flórida, nos Estados Unidos.

Ela foi recebida pelo vice-diretor da FCA, professor Carlos Frederico Wilcken, juntamente com as professoras Izabel Takitane, representante da Assessoria de Relações Externas da Unesp (Arex) e Regiani Santos Zacarias, da Unesp de Assis.

Fuentes está no Brasil para concretizar o acordo internacional firmado entre a Unesp e o Santa Fe College. Além da FCA ela vai visitar os câmpus da Unesp de Assis e Bauru com o objetivo de conhecer departamentos, cursos e disciplinas que oferecem para o desenvolvimento de futuros projetos conjuntos, além de divulgar o acordo e esclarecer sobre as possíveis áreas de interesse.

Na FCA, a Fuentes teve a oportunidade de conhecer os experimentos coordenados pelo professor Alcides Lopes Leão envolvendo o uso de resíduos sólidos e ananocelulose para aplicações odontológicas, biomédicas e ambientais. O docente da FCA esteve no Santa Fe College em março deste ano para uma série de palestras.

“A maioria das nossas parcerias internacionais se dá na área de Humanidades. Não temos tantos convênios na área de ciências naturais”, explicou a visitante. “Creio que nossos professores e alunos da área de ciências naturais vão se interessar muito pela Unesp. As palestras do professor Alcides foram muito bem recebidas por nossa comunidade”.

As intermediações para o processo colaborativo entre Unesp e Santa Fe tiveram início a partir da ida professora Regiani Zacarias ? instituição norte-americana para atuar como docente visitante durante o ano letivo de 2012/2013. O convênio, que abrange diversas áreas, pode beneficiar diversas unidades da Unesp e tem como uma de suas principais novidades a possibilidade de permitir que os alunos de graduação cursem as disciplinas no exterior, com o aproveitamento de créditos.

O Santa Fe College está preparando uma modalidade de intercâmbio em que o aluno brasileiro poderá cursar uma disciplina de sua área específica num período do dia e estudar inglês em outro. “Eles desenvolveram esse programa pensando em nós, nas necessidades dos nossos estudantes”, enfatiza a professora Regiani.

Uma primeira iniciativa do convênio deve ser a visita de um grupo interdisciplinar de estudantes norte-americanos que passarão 15 dias no Brasil cursando uma disciplina especialmente preparada para eles e conhecendo o país. As aulas ministradas aos alunos norte-americanos serão abertas também aos brasileiros, abrindo a oportunidade para novos contatos .Embora ainda não esteja definido, o tema preferido para essa iniciativa é “Sustentabilidade”.

A professora Vilma Fuentes não esconde o entusiasmo pelo novo convênio.“O Brasil é o gigante da América Latina e creio que é importante que os norte-americanos percebam isso e comecem a criar ligações mais fortes com instituições brasileiras”.