Professor japonês faz visita à Unesp de Botucatu

O professor Takeo Harada, da Hiratsuka Faculty of Agriculture and Life Science de Hirosaki, Província de Aomori, no Japão, esteve na Unesp de Botucatu entre os dias 30 de julho e 03 de agosto a convite do corrente, a convite da Faculdade de Ciências Agronômicas e do Instituto de Biociências.

O professor Harada veio retribuir a visita feita por um grupo de professores da Unesp em meados de 2012, através do Edital nº01/2012, emitido pela Pró-Reitoria de Pós-graduação da universidade, como foco na internacionalização dos programas de pós-graduação.

Especialista em enxertia e transporte de RNA em plantas, Harada ministrou palestras sobre suas áreas de atuação para pós-graduandos da FCA e do IB.

“A vinda do professor foi importante para estreitarmos as relações com a Universidade de Hirosaki, pois temos a intenção de encaminhar alguns pós-graduandos para o Japão”, contou a professora Rumy Goto, do Departamento de Horticultura da FCA. “O objetivo é que nossos alunos desenvolvam trabalhos lá e aprofundem os estudos sobre enxertia com hortaliças e também na área da fruticultura. Ainda precisamos avançar nessa área do transporte de RNA na Horticultura”.

Segundo a professorara Rumy, o pesquisador japonês ficou bastante impressionado com as pesquisas desenvolvidos pela Unesp envolvendo diversas culturas, principalmente espécies tropicais, e elogiou a multidisplinaridade dos estudos, principalmente na área de Hortaliças, envolvendo Fitotecnia e Fisiologia Vegetal.

Além de visitar as áreas de pesquisa da Unesp, Harada teve a oportunidade em conhecer um cafezal no ponto de colheita e conferir de perto a colheita manual, a limpeza de café e o terreiro para secagem dos grãos.

Fonte:
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf