Professor espanhol faz pesquisa em parceria com o IB

O professor Paulino Martinez Portela, catedrático na área de Genética da Faculdade de Veterinária da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, está participando de atividades no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu.

A vinda de Portela ? instituição integra atividades de projeto do qual ele é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade pesquisador visitante e é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, do Departamento de Morfologia do IB, e do Laboratório de Genética de Peixes, da Faculdade de Ciências do câmpus de Bauru da Unesp.

Segundo o professor Fausto Foresti, que desenvolve trabalhos em conjunto com Portela há vários anos, a pesquisa atual, coordenada por ele e realizada em parceria com o docente da Espanha, visa estudar a variabilidade genética e o processo de colonização das raias de água doce por meio da utilização de marcadores genéticos moleculares. De acordo com o professor do IB, raias da Bacia do Rio Paraná invadiram locais que antes não habitavam e a intenção é compreender possíveis alterações decorrentes desse fenômeno.

Portela considera a parceria frutífera e destaca o relevante papel da aplicação da genética da conservação na piscicultura, que será utilizada na compreensão da invasão das raias em novos rios. O professor da Espanha também cita como objetivos do trabalho a avaliação que será realizada em relação ao impacto ocasionado ? natureza e a análise do processo de hibridização.

Foresti salienta que a parceria com a Universidade Santiago de Compostela tem possibilitado ainda novos conhecimentos a estudantes de pós-graduação que vão ? Espanha. “O intercâmbio é bom porque na Universidade de San Tiago eles trabalham em uma área de genética e genoma de peixes com tecnologia avançada em bioinformática, além de na Espanha ter uma atividade intensa entre universidade e indústria pesqueira”, acrescenta o professor do IB.

Fonte:
Da Assessoria