Professor da Unesp recebe Prêmio de Fitopatologia

Foto: Divulgação

O professor Edson Luiz Furtado, do Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, e diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) recebeu o Prêmio Paulista de Fitopatologia por sua atuação de destaque na área.

A premiação foi entregue durante o XXXVII Congresso Paulista de Fitopatologia, sediado em Botucatu de 11 a 13 de fevereiro. Cerca de 200 pessoas assistiram a palestras e mesas redondas, com a participação de renomados pesquisadores internacionais como: Murad Ghanin, do The Volcani Center, Israel; Vilma Conci, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Argentina; Maria Milagros López González Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias, de Valencia, Espanha e Jolanda Roux, do Forestry and Agricultural Biotechnology Institute ,da África do Sul.

Também participam pesquisadores brasileiros vinculados a instituições como Esalq/USP, Instituto Agronômico de Campinas, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Federal de Viçosa, além da própria Unesp.

Furtado, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da FCA, foi escolhido pelos membros da Associação Paulista de Fitopatologia por sua atuação nas áreas de “biologia e diversidade e manejo da ferrugem das mirtáceas”; “estudos epidemiológicos e manejos das doenças da seringueira”; “biologia, diversidade e manejo de Ceratocystis em eucalipto”; “estudos epidemiológicos e manejo das doenças de viveiros de eucalipto”; “manejo do greening em cítrus”.

Tem em seu currículo 115 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; oito livros publicados; orientação de 22 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado e supervisão de quatro alunos em pós-doutorado. É pesquisador do CNPq (nível 1B), coordenador de Grupos de pesquisa do CNPq e editor do periódico “Summa Phytopathologica”.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação dos professores Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da FCA; Marcelo Agenor Pavan, presidente da Comissão Organizadora do evento; Edson Luiz Furtado, presidente da Associação Paulista de Fitopatologia e diretor-presidente da Fepaf; Milton Bosco, secretário de Agricultura de Botucatu. Também integrante da mesa de abertura, o Professor Emérito da FCA Chukichi Kurozawa foi homenageado pela organização do Congresso e proferiu a palestra de abertura do evento.

Da Assessoria