Prefeitura entrega sua terceira creche pelo PAI

Rua Napoleão Laureano, nº 58, Vila Antártica. É este o endereço do Centro de Educação Infantil (CEI) “Três Irmãs”. A unidade será a terceira creche aberta em Botucatu pelo PAI (Programa de Assistência ? Infância), pela Secretaria Municipal de Educação. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira, em solenidade, que teve a presença de várias autoridades.

O programa é desenvolvido em parceria com Organizações Sociais (OS) credenciadas pela Prefeitura. Os dois primeiros bairros contemplados pelo programa foram o Convívio (CEI João Paulo II) e o Distrito de Rubião Junior (CEI Ruach).

Como OS, a Associação Três Irmãs foi credenciada pela Secretaria Municipal de Educação para compor o PAI, lançado em agosto de 2010. O programa tem permitido ao governo continuar a investir solucionar o problema de fila de espera, por vagas em creches, registrado nos últimos anos.

O CEI Três Irmãs prevê atender, inicialmente, aproximadamente 95 crianças da faixa etária de 0 a 5 anos. A unidade educacional inclui em seu espaço seis salas (sendo um berçário), brinquedoteca, fraldário, dois espaços para atividades das crianças e sala de informática.

A solenidade contou com a presença do prefeito João Cury Neto, do presidente da Câmara Municipal, vereador Curumim, do secretário de Educação, Narcizo Minetto Júnior, além de outros membros do secretariado. Também marcou presença as três irmãs que deram nome ao CEI: Úrsula, Vanessa e Adriany, que estiveram ao lado da mãe Maria de Fátima Gama Ovino.

{n}Sobre o PAI{/n}
O PAI é uma iniciativa que faz parte da “Grande Arrancada da Educação”, lançada em agosto de 2009. Através do novo programa, entidades com experiência comprovada na área de educação [no mínimo de um ano] assinam um contrato de gestão que permite, de forma imediata, a abertura de novas creches e a ampliação da oferta de vagas na Cidade.

Nestas parcerias, o Poder Público destina a cada OS o valor de R$ 270 mil, anual, que deverá ser gasto na manutenção das atividades, compra de material de consumo e equipamentos além do pagamento de profissionais para o atendimento de até cem crianças.

“As parcerias com as demais Organizações Sociais têm dado uma resposta muito boa nos avanços que tangem a educação. O PAI foi uma alternativa viável, desenvolvida com critério, justamente para oferecer um suporte maior para a demanda de vagas em creches da Cidade”, argumentou o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior.

Fotos: Valéria Cuter