Prefeitura concluiu a entrega dos uniformes nas escolas

Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, concluiu a entrega de uniformes escolares para os cerca de 14 mil alunos atendidos pela rede municipal de ensino. Foi uma verdadeira “maratona” que começou no dia 27 de novembro, contemplando creches e escolas em todas as regiões da cidade

A iniciativa, inédita em Botucatu, custará aos cofres do município cerca de R$ 2 milhões, beneficiando alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental (1 e 2), Educação Especial e Ensino de Jovens e Adultos. Cada estudante recebeu um kit contendo: 05 camisetas meia manga, 01 camiseta manga longa, 02 bermudas (masculino)/shorts-saia (feminino), 01 conjunto de agasalho (jaqueta e calça), 05 pares de meia e 01 par de tênis.

“Não imaginava encontrar tantos percalços e que esse processo fosse tão desgastante. Mas nada me faria desistir do sonho de, pela primeira vez, fornecer uniforme de graça para os alunos da nossa rede. Em nenhum momento perdi a confiança e me sentia na obrigação de fazer a entrega ainda esse ano”, comentou o secretário de Educação Narcizo Minetto.

E ele complementa: “Peço desculpas aos pais pelo atraso, provocado por contestações de empresas que participaram do processo licitatório e por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas. E agradeço a confiança da grande maioria em nosso trabalho. A espera vai compensar porque eles terão um benefício que os alunos, no passado, não tiveram. E fizemos questão que a qualidade fosse a mesma oferecida pelas escolas particulares”.

A idéia de oferecer uniforme aos alunos da rede municipal partiu do prefeito João Cury, ao ouvir relatos de pessoas que falavam em separar a melhor roupa para participar do atendimento ao público que é feito ? s sextas-feiras na prefeitura. Nas visitas feitas ? s creches e escolas, o prefeito também se sensibilizou com a situação de muitos alunos carentes, que iam para a aula calçando chinelos e com roupas simples.

“No dia do lançamento da Grande Arrancada da Educação disse que meu grande sonho era oferecer uniforme de graça para todas as crianças, acabando com as comparações e a distinção entre aluno pobre e aluno rico. Esse é um momento de extrema satisfação e alegria para todos nós que acreditamos que a educação é o caminho para construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e acima de tudo, mais cristã”, frisou o prefeito.

Os uniformes são padronizados para todas as escolas. Portanto, se um aluno for transferido de unidade, continuará usando o mesmo agasalho e/ou camiseta. “Isso traz uma série de vantagens como a igualdade social, a elevação da auto-estima da criança e maior controle de quem entra e sai das escolas”, destaca Minetto.

Para o secretário, o ano de 2010 foi bastante produtivo para a educação já que além da entrega inédita de uniformes também foi possível oferecer apostilas para os alunos, implantar o Projeto Sangari “Ciência para Gente” e desenvolver uma série de outras ações voltadas ? melhoria da qualidade do ensino.

“O diferencial é que o dinheiro da educação foi aplicado dentro da sala de aula, capacitando e valorizando os professores, investindo em material escolar e agora entregando uniforme para fechar o ano com chave de ouro. Mas ainda não acabou. Vem muito mais por aí”, garante.

{n}Cronograma das entregas

27/11 (sábado){/n}
08h00 – EMEF Paulo Guimarães/CEI Prof. Aida Heloísa Ávila [ambos na escola Paulo Guimarães]
10h00 – Creche Berçário Criança Feliz
11h00 – CEI Prof. Arlete Villas Boas Armelin
14h00 – CEI José Luiz Amat
15h00 – EMEF Prof. Martinho Nogueira
16h00 – CEI Prof. Rosemary Cassetari Ribeiro

{n} 28/11 (domingo){/n}
09h00 – EMEFEI Luiz Carlos Aranha Pacheco

{n} 29/11 (segunda-feira){/n}
19h00 – EMEF Angelino de Oliveira
20h00 – EMEF Prof. José Antonio Sartori/EMEI Santo Calore

{n} 30/11 (terça-feira){/n}
07h30 – EMEE Prof. Nair Peres Sartori
09h00 – CEI Horeste Spadotto
10h00 – CEI Vila dos Lavradores (no Sindicato dos Metalúrgicos)
11h00 – EMEF João Maria de Araújo Júnior
13h30 – EMEF João Maria de Araújo Júnior
14h30 – EMEI Vila São Lúcio/Creche Municipal da Vila Aparecida
15h30 – EMEF Rafael de Moura Campos
16h30 – EMEF Dr. Cardoso de Almeida
19h30 – NAPE (EMEF Dr. Cardoso de Almeida)
20h30 – Escola Municipal de Ensino Supletivo (EJA)

{n} 01/12 (quarta-feira){/n}
07h30 – CEI Maria de Lourdes Torres Sardenberg
08h30 – EMEF Prof. Jonas Alves de Araújo
16h30 – Creche Municipal João Rossetto/EMEF Prof. João Queiroz Marques

{n} 02/12 (quinta-feira){/n}
08h00 – CEI Rafaela Francisco Benato/EMEF Nair Amaral/EMEF Prof. Elda Moscogliato (sede da ADPM)
10h00 – CEI Nair Fernandes Leite Vaz
11h00 – EMEF Antenor Serra

{n} 03/12 (sexta-feira){/n}
08h00 – CEI Jardim Flamboyant/EMEF Prof. Luiz Tácito Virgínio dos Santos
10h00 – CEI Prof. Luíza de Campos Avelar Pires
11h00 – EMEF Prof. Américo Virgínio dos Santos
14h00 – CEI Prof. João Queiroz Marques
15h00 – Creche Caminho da Luz/EMEF Francisco Guedelha

{n} 07/12 (terça-feira){/n}
09h00 – Creche de Vitoriana/EMEF Prof. Raymundo Cintra
14h00 – EMEFEI Raul Torres/EMEF Elda Moscogliato (duas salas)

Fotos: Secretaria de Comunicação