Prédio da antiga escola de Rubião será transformada em creche

A Prefeitura de Botucatu começará a recuperar o prédio que por décadas abrigou a escola João Queiroz Marques, no distrito de Rubião Júnior. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Planejamento emitiu a ordem de serviço para que a Construtora Negrão & Negrão dê início ? reforma do imóvel.

O contrato foi assinado no dia 15 de dezembro e prevê a recuperação total do prédio para abrigar a creche municipal “João Rossetto”, que hoje funciona em condições que não são consideradas ideais. A obra será executada ao custo de R$ 620.370,00. Os recursos, na sua totalidade, são provenientes dos cofres municipais.

Quem tem a oportunidade de adentrar o prédio fica chocado ao saber que no local já funcionou uma escola. A situação é desoladora. Paredes pichadas, sujeira para todo lado, salas destruídas, restos de telhas quebradas e um mau cheiro insuportável. Em alguns cômodos, restos de fraldas, roupas íntimas, calçados e alimentos denunciam que o abandono fez com que o lugar passasse a ser usado como abrigo.

Finalmente esse cenário vai mudar. O projeto elaborado pela Secretaria de Educação prevê a instalação de quatro amplas salas de aula, dois berçários, lactário, almoxarifado, lavabo, varanda multiuso próxima ao pátio coberto, playground, jardim interno descoberto, área para funcionários, área administrativa e área de serviços com acesso independente. Além disso, a quadra poliesportiva será reformada, ganhando nova cobertura e alambrado.

“Parece inacreditável saber que um prédio público ficou mais de dez anos abandonado. Isso é uma vergonha. Vamos mudar essa situação e cumprir o compromisso assumido de recuperar a antiga escola que tem um valor sentimental muito grande para a comunidade de Rubião. Mais do que isso, finalmente conseguiremos atender a demanda por vagas em creche. Ainda nesse semestre o prédio estará funcionando”, anuncia o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior.

Tão logo seja concluída a recuperação do prédio da antiga escola – prevista para ser executada em 120 dias -, a Prefeitura dará início ? reforma do prédio que hoje abriga a creche João Rossetto, ao lado do posto de saúde do distrito. A proposta é dividir entre os dois prédios o atendimento ? creche e ? educação infantil, garantindo mais conforto ? s crianças.

Fonte: Secretaria de Comunicação