Pós-graduandos da FCA visitam universidade no Chile

Os alunos da disciplina “Tecnologia de Enzimas” ministrada pelo professor Fernando Broetto, do programa de Pós-Graduação em Agronomia: Energia na Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), realizaram visita técnica a Universidade de Santiago de Chile e a vinícola Concha y Toro.

Na Universidade de Santiago de Chile, os alunos foram recebidos pela professora María Angélica Ganga Muñoz, especializada em Biotecnologia e Microbiologia Enológica (seleção e caracterização de cepas de leveduras para fermentação de vinhos) e pelo professor Abel Guarda Moraga, chefe da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Santiago de Chile. A delegação da FCA conheceu os laboratórios de confecção e estudo de embalagens em alimentos, estudos de leveduras vinícolas e produção de alimentos enlatados como picles e chucrutes.

O professor Broetto realizou a palestra “Cambios metabólicos en plantas cultivadas bajo estrés salino o riego deficitario. Metodologías para evaliación de los daños biológicos” para os alunos do Programa de doutorado em Ciência e Tecnologia os alimentos da instituição chilena.

Na vinícola Concha y Toro, que ocupa hoje uma posição de destaque entre as empresas de vinho mundial, com presença em mais de 135 países, os alunos foram recebidos pelo enólogo Juan Enrique Sabja. Os brasileiros puderam conhecer os processos de produção de vinhos tintos e brancos da empresa. A segunda parte da visita foi realiza nos vinhedos da Concha y Toro, com visitas ao jardim das variedades de uvas vinícolas além do famoso Caillero del Diablo e a degustação de vinhos. (Da assessoria)