Pós-graduandos da FCA visitam produtora de enzimas

Alunos da disciplina “Tecnologia de Enzimas”, do Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), ministrada pelo professor Fernando Broetto (IB/Unesp) realizaram visita técnica ? empresa Novozymes, em Araucária/PR.

A empresa, com destacada atuação de mercado de enzimas, tem sede na Dinamarca e possui fábricas em locais estratégicos pelo mundo, como nos Estados Unidos e China. A unidade instalada no Brasil é a única na América Latina.

O grupo foi recebido por Margarete de Lourdes Mroginski de Paula, economista, responsável pela área de marketing, que proferiu uma palestra sobre os produtos e os valores importantes para a empresa, como dedicação ao trabalho e busca constante por inovação.

Após a palestra, a engenheira Renata de Souza Hyczy apresentou as instalações da fábrica com todas as etapas dos processos de produção, desde o cultivo dos microrganismos em laboratório ? produção das enzimas, além do tratamento dos resíduos gerados.

As enzimas produzidas pela empresa, de origem fúngica ou bacteriana, atendem diversos tipos de indústrias, como de bebidas, panificação, têxtil, cervejeira, alimentícia e de detergentes. Além desses segmentos, a empresa também está pesquisando a obtenção de álcool de segunda geração, através de processos enzimáticos.

A visita encerrou as atividades da disciplina, que foi essencialmente prática e que também promoveu atividades no câmpus, em áreas como o Laboratório de Bebidas (Horticultura) e o Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat). O professor Broetto avaliou positivamente a visita realizada. “Os conhecimentos adquiridos contribuíram para a formação dos alunos, além de terem proporcionado contatos profissionais de alto nível”.

Fonte:
Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf