Polos da UNIT serão inaugurados em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, fará nesta semana o lançamento de mais uma iniciativa voltada ? qualificação profissional de pessoas que pretendem ingressar ou serem reinseridas no mercado de trabalho. Trata-se da inauguração dos dois primeiros pólos da Universidade do Trabalhador (UNIT).

O primeiro pólo será entregue ? população na quarta-feira (21), ? s 10 horas. Localizado na Rua Francisco Lyra Brandão, 1321, na Vila São Benedito, oferecerá cursos de torno, fresa, solda, chapeamento e construção civil. Os cursos abrangem várias áreas do mundo ocupacional do emprego e as aulas serão oferecidas no período noturno.

Na quinta-feira (22), ? s 10 horas, será a vez de inaugurar o Pólo da UNIT que funcionará na Rua Moraes Barros, 357, Centro, nas antigas dependências da Pensão Silva. A unidade oferecerá cursos de Hotelaria, com capacitação para camareira, barmen, garçom, garçonete, recepcionista e cursos de Informática (área de auto-cad) e corte e costura.

As ações educacionais da UNIT serão desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e em programações específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

De acordo com o Professor Narcizo Minetto Junior, Secretario Municipal de Educação, os cursos serão gratuitos e buscarão capacitar trabalhadores que se encontrem em situação de desemprego para o mercado de trabalho.
Primeiramente será dada prioridade para os alunos do EJA (educação de Jovens e Adultos) e em seguida para a população em geral de acordo com a capacidade.

“Ao criarmos a UNIT criaremos condições para melhorar a qualificação e o consequente desempenho dos trabalhadores, para que eles possam ganhar competitividade e almejar novos níveis de carreira”, frisou Minetto.

Para os primeiros cursos já foram elaboradas as parcerias com o SENAI, Escola Técnica “Dr. Domingos Minicucci Filho”, além de indústrias e sindicatos que ficarão responsáveis pela contratação de docentes. A gestão das duas unidades ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação.