PM ministra palestra sobre normas de trânsito a estudantes

O 12º da Polícia Militar do Interior (BPM-!), de Botucatu está desenvolvendo um trabalho para estudantes das 5ª séries visando o ensinamento básico sobre o trânsito. As palestras estão sendo ministradas pelo capitão Aleksander Lacerda e a primeira escola a ser contemplada com esse projeto foi a Raphael de Moura Campos, na região central da cidade, entre 60 crianças.

O capitão que ministrou a palestra “Segurança No Trânsito: Eu Posso Fazer”, é especializado em trânsito urbano pelo ‘Curso de Trânsito Urbano’, realizado pela PMr além do de “Capacitação para Educação no Trânsito”, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O projeto é semelhante ao Bentevi, desenvolvido em São Paulo e adaptado para a realidade da região de Botucatu. Durante a palestra os alunos passam a conhecer procedimentos básicos que devem ser adotados no trânsito, como o uso correto do cinto de segurança, uso de cadeirinha de elevação para crianças, pessoas alcoolizadas, respeito ? sinalização, normas de segurança, entre outras.

“Durante a palestra nós mostramos, por exemplo, como uma pessoa alcoolizada fica com seus movimentos comprometidos. Para isso, esticamos uma linha reta e pedimos para um estudante caminhar sobre ela. Depois, giramos o estudante várias vezes e pedimos para que faça o mesmo percurso sobre a linha. A situação é completamente diferente, pois (o estudante) perde a noção de direção e de espaço e não consegue caminhar em linha reta. É assim que acontece quando uma pessoa está embriagada”, ensina Aleksander .

Outra novidade é que os alunos que participam da palestra recebem um “talão de multas” para aplicar no seu dia a dia, entre os membros da família e uma revistinha educativa sobre o trânsito. “Com isso, quando está no carro ele pode observar tudo que o motorista está fazendo e aplicar “multas”, caso alguma infração seja cometida. Esta é uma forma sadia que ele tem para passar os ensinamentos que recebeu durante a palestra”, colocou o oficial da PM.

A idéia do comando da PM é fazer com que essa palestra seja ministrada para outros estabelecimentos de ensino da região. “Os diretores das escolas que tiverem interesse podem procurar a sede do 12º BPM-I e fazer a inscrição. Nosso objetivo é desenvolver esse trabalho em escolas de toda região”, frisou o capitão.

Também faz parte desse projeto, prossegue Aleksander, estender essa palestra a outras séries das escolas ou mesmo para outras entidades. “É importante que as pessoas não só conheçam, como também participem desse projeto que visa evitar acidentes de trânsito. Com a união de forças podemos não zerar o índice de acidentes, mas é possível diminuir, consideravelmente”, concluiu.