PM continua engajando estudantes ao programa JCC

Com apoio do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira, foi realizada nesta sexta-feira, uma palestra do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que vem sendo desenvolvido desde 1999 pela PM e vem chamando a atenção das autoridades, que passaram a adotar o programa em algumas regiões, como forma de auxílio na contenção da criminalidade na escolas e comunidades.

A palestra interativa foi proferida aos estudantes do Colégio Anglo, pelo policial Benedito, que atua no programa desde que foi implantado em Botucatu e pela capitão Kátia Regina Christófalo, chefe de seção de Relações Públicas do Batalhão de Botucatu, com o propósito de engajar jovens em idade escolar, do ensino fundamental ao superior.

Vale lembrar que o JCC do Brasil foi, por mais de duas vezes, considerado um dos mais eficientes programas de todo o mundo, recebendo o prêmio “Casey”, durante Encontros Internacionais de Prevenção Criminal Juvenil, realizados em Miami/FL, em Washington DC e Ogdem/UT, nos Estados Unidos.
“O fundamento do programa é criar um ambiente escolar mais saudável, livre das drogas e da violência, através de ações e mudanças comportamentais que são desencadeadas por um grupo de alunos que agirá dentro da escola, com a supervisão dos professores e a orientação de um policial militar ou colaborador”, frisa a capitão Kátia, salientando que as escolas continuarão sendo visitadas.

“Também faz parte desse programa, desencadear um movimento de liderança juvenil, aproveitando a capacidade de criação do jovem na organização de eventos e disseminação de boas ações comportamentais no ambiente escolar. De forma objetiva, criar condições favoráveis para que o jovem passe a ser a solução dos problemas, ao invés de parte do problema”, complementa o PM Benedito.

{n}Fotos: Valéria Cuter