Pioneiros da Medicina/Unesp recepcionam calouros

Professores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e médicos integrantes das turmas pioneiras da antiga FCMBB (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu) recepcionaram, os calouros de 2011 do curso de graduação em Medicina da instituição.

A recepção ocorreu durante aula inaugural da disciplina de Introdução ? Medicina, coordenada pelo professor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, Aristides Palhares. Durante a manhã, os pioneiros relataram vivências, casos e contaram detalhes da fundação e consolidação universitária em Botucatu, como a Operação Andarilho- mobilização ocorrida em meados da década de 1960 e que pedia melhorias na qualidade de estrutura da faculdade.

Também acompanharam a exibição de um filme com a história da construção da antiga FCMBB. Estiveram presentes os professores eméritos Dinah Borges de Almeida, Joel Spadaro, além de docentes e médicos formados pela FCMBB como Waldemar Pereira de Pinho, Luana Carandina, Terezinha Vannucchi, Pedro Dimitrov, Sérgio Marum e Sebastião Camargo Schmidt Filho, que inclusive deram depoimentos ao vídeo.

Professora emérita da FMB, Dinah Borges de Almeida ressaltou a importância do ingresso dos estudantes ? nova vida acadêmica. Para ela, esse é o momento oportuno para que os novos jovens tenham o comprometimento junto ? sociedade. “Vocês, alunos, precisam novamente ter a motivação de transformar a medicina”, aconselhou a docente aos calouros.

Segundo prof. Palhares, a iniciativa tem a intenção de discutir aspectos sobre o que representa a medicina no contexto acadêmico e assistencial, além de discutir o que é ser médico dentro da sociedade atual. “Esse é o momento em que damos uma visão mais abrangente do que a nova escola deles representa. Foi a primeira vez que reunimos pessoas que fizeram parte de mobilizações da criação e consolidação da então FCMBB”, ressaltou.

Fonte: Flávio Fogueral/ Jornal da FMB