Pesquisadores espanhóis conhecem estudos do IBB

No início de junho, o Departamento de Botânica do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB) recebeu a visita da pesquisadora Laura Soler, da Universidade de Almeria, e do produtor rural Fernando Diáz, ambos da Espanha. O intuito foi conhecer as linhas de pesquisa realizadas em fisiologia do metabolismo e desenvolvimento de família Annonaceae, grupo que compreende espécies como a fruta-do-conde, atemoia, cherimoia e graviola.

Na oportunidade, os espanhóis também visitaram a estrutura acadêmica do IBB Unesp, em Botucatu, e realçaram possibilidade de cooperação mútua. Alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica), mestrado e doutorado, apresentaram, ainda, resumos das pesquisas realizadas pelo departamento.

Professora Gisela Ferreira, coordenadora dos projetos, avalia a possibilidade de se firmar convênios de intercâmbio e cooperação mútua com a universidade espanhola, visando o fortalecimento das pesquisas em Annonaceae. “A Universidade de Almeria está em uma das maiores regiões produtoras de cherimoia do mundo. Os produtores contam com tecnologia aprimorada para a pós-colheita e manejo desta cultura”, disse.

Segundo ela, os estudos realizados pelo Instituto de Biociências de Botucatu na área de fisiologia vegetal receberiam importante subsídio como a compreensão dos mecanismos fisiológicos da enxertia e também em relação a questões pós-colheita para garantir elevada qualidade das frutas.

“Além do que, universidades espanholas desenvolvem estudos que avaliam a compatibilidade na enxertia (técnica usada para reprodução assexuada e melhoramento genético entre duas plantas de diferentes espécies), o que garante elevadas produtividades aos pomares”, frisa Gisela.

Os visitantes ainda foram convidados pelo Departamento de Botânica para participação no 5º Congresso Internacional e 5º Encontro Brasileiro sobre Annonaceae: do gene ? exportação, programado para o período de 19 a 23 de agosto, na Unesp, em Botucatu.

Fonte:
Flávio Fogueral
Instituto de Biociências de Botucatu Unesp
Assessoria de Comunicação e Imprensa