Pesquisador dos EUA ministra curso sobre crustáceos no IB

Alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB) participaram de um curso sobre a ecologia e reprodução de camarões marinhos. As aulas foram ministradas pelo professor Raymond Bauer, da Universidade de Lousiana e fazem parte do Programa Biota Fapesp- que visa a conservação, caracterização e uso racional da biodiversidade de São Paulo.

A visita teve objetivo de mostrar as caracterizações da reprodução deste crustáceo e sua importância tanto para a preservação ambiental da espécie quanto seu uso comercial no Estado. Promovido pelo Departamento de Zoologia, o curso proporcionou subsídio para interpretação do efeito da pesca em escala mundial e também das mudanças do clima na produtividade dos oceanos.

Prof. Antônio Castilho, responsável pelo Biota em Botucatu ressalta que a visita do norte-americano realça as propostas iniciais do projeto é de mostrar as diferentes perspectivas da conservação do ambiente. “Uma das propostas é promover a vinda de pesquisador visitante estrangeiro para desenvolver atividades de ensino e pesquisa. Com isso podemos favorecer acordos de cooperação internacional que venham a fortalecer as linhas de pesquisa inseridas neste projeto”, ressaltou.

Com essa visita, o professor norte-americano realçou as possibilidades de parcerias entre o Instituto de Biociências de Botucatu e a Universidade de Lousiana como o desenvolvimento de artigos científicos mútuos e intercâmbios acadêmicos e futuras pesquisas.

Fonte: Flávio Fogueral
Assessoria de Comunicação e Imprensa IBB Unesp