Pescadores recebem certificação profissional da Marinha

Informações colhidas junto a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Botucatu atestam que na tarde desta sexta-feira (28), na sede de campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, 35 pescadores do Rio Bonito e Porto Said receberam suas inscrições e registros aquaviários pela Marinha do Brasil, que promoveu durante a semana um curso de Capacitação para Pescadores.

A iniciativa foi da Colônia de Pescadores de Anhembi, com apoio da Prefeitura de Botucatu. Com a capacitação, os pescadores de Botucatu agora estão aptos, de forma legal, a pilotar embarcações a motor e efetuar as demais atividades relacionadas ? pesca.

Fizeram a entrega das carteiras e registros profissionais aos pescadores: o comandante Marco Antônio Dutra Janino, capitão de fragata e dos portos, da Capitania Fluvial Tietê-Paraná; Daniela da Silva Fares Nogueira, presidente da Colônia de Pescadores de Anhembi; e o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, João Carlos Figueiroa. “É a forma de legalizar estas pessoas como pescadores e de abrir um campo profissional muito grande a elas”, ressalta o secretário.

A Prefeitura apoiou o curso por meio das Secretaria de Esportes e Lazer (permissão para utilização das piscinas da ADPM – Associação Desportiva da Polícia Militar – para os testes de natação), de Educação (transporte dos pescadores entre Porto Said e a ADPM), da Saúde (exames médicos), e de Descentralização (suporte da Sub-Prefeitura de Vitoriana durante a realização do curso e distribuição de lanches).

{n}Testemunho{/n}

Dos 35 pescadores qualificados, oito eram mulheres. Uma delas, Mônica Cunha Silva Oliveira (29), que é pescadora há cinco anos, foi a que recebeu a melhor média final de avaliação do curso. “É uma vitória pra gente”, disse.

Manoel Tomaz de Araújo (42), que há 20 anos atuava como pescador, somente agora pôde se orgulhar de ter sua carteira e registro como profissional da pesca. “É mais uma segurança para nós pescadores. Além disso, o curso foi muito bom para aprendermos novos procedimentos, porque antes fazíamos aquilo que era correto pra gente”, conclui.

Os telefones de contato da Colônia de Pescadores de Anhembi são: [014] 3884-1144 – ramal 228 ou (014) 9754-3003.