Patrulha Escolar faz balanço do 1º Semestre de 2013

Diversas atividades foram realizadas pela Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu nesse 1º semestre, contemplando aproximadamente, três mil alunos de diferentes idades pertencentes ? s redes pública e privada de ensino.

Os integrantes da equipe comemoram principalmente que todos os compromissos assumidos foram rigorosamente cumpridos em suas respectivas datas. Abaixo foram selecionadas algumas das atividades que marcam o trabalho da Patrulha Escolar da Guarda Municipal.

{n}Projeto Cidadania e Civismo{/n}

Realizado as sextas-feiras na sede da GCM para projetos sócios educativos, com o intuito de desmistificar a atividade do agente de segurança muitas vezes distorcido para crianças e adolescentes pela própria sociedade que enxerga o agente punidor e não o preventivo, realizado pelas entidades de segurança, onde as crianças têm a oportunidade de conhecer a central de monitoramento os instrumentos utilizados pelos guardas e também as viaturas. Também passam por uma palestra abordando o tema cidadania e civismo, abrangendo crianças e adolescentes de varias faixas etárias de 07 a 16 anos.

{n}Curso de capacitação Infantil para o Trânsito{/n}

Os agentes da Patrulha Escolar e da Secretaria Municipal de Transporte (Semutran), passaram no mês de maio por um curso de capacitação para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos realizado na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo. O curso de 20 horas revelou dicas para os agentes de como abordar temas com as crianças nessa faixa etária.

{n}Escolinha de Trânsito{/n}

Projeto que recebe crianças do terceiro ano escolar, desenvolvido todas quartas feiras, na Semutran onde as crianças com faixa etária de 08 a 10 anos de idade, recebem informações dos Guardas Municipais de maneira divertida para uma melhor convivência e harmonia no trânsito, levando a sua importância como agente multiplicador dessas informações. Além disso, se divertem em um circuito totalmente coberto onde realizam um passeio de bicicleta vivenciando tudo o que viram na teoria na prática.

{n}Campanha de Conscientização Permanente de Trânsito{/n}

Projeto que a Guarda Municipal realiza em parceria com o Semutran e Policia Militar (PM), onde realiza bloqueios educativos em porta de escolas na volta as aulas e também em pontos estratégicos da cidade durante o ano, alertando os motoristas da importância da utilização dos equipamentos de segurança em veículos, motos e qualquer outro tipo de transporte. Esse projeto é realizado durante todo o ano pois é uma das maiores preocupações hoje das entidades de segurança.

{n}Passeio ciclístico pela Paz no Trânsito{/n}

Realizado dia 28 de abril, esse passeio contou com a presença aproximadamente 200 ciclistas, com apoio da Patrulha Escolar que coordenou o passeio reunindo várias famílias que puderam desfrutar de um domingo ensolarado pedalando pelas ruas dos bairros da Vila dos Lavradores, Jardim Paraíso e terminando no Campo do Inca onde ocorreram diversos sorteios de brindes. Além da Guarda Municipal esse evento contou com a colaboração das Secretarias de Esporte, Meio Ambiente, Saúde, Transporte e da Policia Militar.

{n}Exposição de 7 anos da Guarda Municipal no Poupatempo{/n}

Ocorreu no período de 29 de Abril a 10 de Maio onde a Patrulha Escolar realizou a exposição contando os 7 anos da instituição. No local as pessoas que necessitavam dos serviços da unidade poupatempo puderam conhecer os equipamentos, fardamentos utilizados pelos agentes da guarda e conferiram exposição de fotos que retrata esses anos de serviços prestados.

{n}Queda no Número de Ocorrências Escolares{/n}

Diminuição de atendimento de ocorrências escolares devido ao patrulhamento preventivo voltado, principalmente, no horário de entrada e saída dos alunos nas unidades escolares municipais, também a redução do número de vandalismo sofrido pelas escolas da cidade.

{n}Programa Patrulha da Paz{/n}

Programa é desenvolvido durante todo ano para crianças de 10 a 12 anos do 5º ano escolar em 10 escolas municipais, em encontros quinzenais com temas discutidos em sala de aula pelos agentes e levados ? prática onde com visitas educativas as crianças podem realizar todo o conteúdo visto na cartilha que é rigorosamente seguida.

Os temas abordados são: Cidadania e Civismo, História da Guarda Municipal, Acidentes Domésticos, Perigo da Linha com Cerol, Perigo das Drogas e Álcool, Ordem Unida e Trânsito Seguro. Ao final do ano participam da formatura onde os alunos, professoras e as escolas que se destacam são homenageadas. Esse ano o programa passou a contar com um importante apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e foi reconhecido sendo um dos finalistas o prêmio Mario Covas na categoria inovação em Gestão Municipal.

{n}Palestra Sobre Pequenos Acidentes Domésticos{/n}
Entre os dias dia 24 de maio a 07 de junho os integrantes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal juntamente com os integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) percorreram as 10 escolas participantes do programa patrulha da Paz levando a palestra de Pequenos Acidentes Domésticos, que faz parte da grade do programa onde ensinaram as crianças a importância do Samu, quando acionar e até como agir em situações de pequenos acidentes que venham acontecer em suas residências.