Patrulha da Paz pretende formar mais de 600 crianças

No início da semana, foram iniciadas as aulas dos alunos que participarão do programa Patrulha da Paz 2014, realizado pela Patrulha Escolar da GCM (Guarda Civil Municipal), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA). O Programa que trabalha com as crianças do 5º ano do ensino fundamental de 10 escolas municipais durante todo o ano, tem como matérias: Cidadania e Civismo, Histórias da Guarda Civil Municipal, Noções de Primeiros Socorros, Perigo das Drogas e do Álcool e Trânsito Seguro.

Neste ano, o programa completa 5 anos de existência e atenderá cerca de 750 crianças. Já foram beneficiadas diretamente mais 3.500 alunos que além de adquirirem conhecimento também participam de passeios e palestras pedagógicas voltadas aos temas debatidos em sala de aula e ainda são premiados aqueles com melhor desempenho de notas.

“Esse ano houve o aumento de mais 3 turmas totalizando 26 classes participantes do programa, isso é o reflexo de que os alunos aceitam muito bem o nosso programa”, explana a Inspetora Cintia, responsável pela coordenação do projeto.

{n}Sobre o ‘Patrulha da Paz’{/n}

O Patrulha da Paz iniciou atividades em 2010 e formou pouco mais de 140 alunos três unidades educacionais: Escola da Ensino Fundamental (Emef) “Professor José Antônio Sartori”, no Jardim Eldorado; Centro de Educação Infantil (CEI) “Profº João Queiroz Marques”, no Centro; e escola municipal “Professor Raymundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana.

No Patrulha da Paz os alunos que atuam como patrulheiros são escolhidos pelos próprios colegas de sala. Eles são responsáveis por fazer relatórios de comportamento dos demais alunos e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.

O projeto propicia atividades que: transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas ? segurança individual e coletiva.

Através do Patrulha da Paz, a Guarda Municipal ministra palestras sobre meio ambiente, trânsito seguro, combate ? s drogas, entre outros temas que aproximem as crianças e suas famílias da comunidade.