Passeio reúne mais de 120 pessoas no Dia Mundial da Água

Mais de 120 pessoas participaram do 1º Passeio Ecológico das Águas, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em celebração ao Dia Mundial da Água.  Atividade realizada às margens do Córrego Aracatu, região do bairro Comerciários, durou cerca de quatro horas e contou com a participação de pessoas de diferentes idades e representantes de grupos engajados ao meio ambiente como a Sabesp, Aventureiros do Túnel, SOS Cachoeiras da Cuesta, Associação dos Amigos do Vale do Aracatu (AAVA), Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Museu de Mineralogia Aitiara, Conselho Municipal do Turismo (Comutur), Guarda Civil Municipal (GCM) e Botucatu Terra da Aventura.

Em 1,5 km de caminhada, os participantes realizaram plantio de 200 mudas nativas de mata ciliar e puderam acompanhar dinâmicas de educação ambiental, com foco especial sobre a preservação da qualidade dos corpos d’água. Ainda foram abordados assuntos como a formação geológica da Cuesta, a importância desse local como recarga do Aquífero Guaraní, noções básicas de navegação por mapas e informações ambientais. O ponto alto do passeio foi a visita a Cachoeira “Aracatu 1”, que encanta pela força da queda da água e pela altura

“Nosso objetivo é mostrar esse lugar para a população de Botucatu para todos entendam a importância dessa área e nos ajude a preservar essa riqueza natural que está tão perto de todos. São várias nascentes que estão correndo riscos por causa da proximidade com a cidade, mas com esse trabalho de plantio de mudas e a conscientização da população, temos certeza que conseguiremos nosso objetivo que é manter esse local preservado”, disse Filipe Martins, presidente da Associação dos Amigos do Vale do Aracatu.

A Microbacia Hidrográfica do Córrego Aracatu, sub-bacia do Córrego da Indiana, está localizada na Cuesta de Botucatu. Com 7,53 km2², ela é uma das mais importantes microbacias da região por, entre outros motivos, ser uma área de recarga do Aquífero Guarani.

O Superintendente da Sabesp, Mário Pardini, foi representado pelo gerente da companhia em Botucatu. Sandro Ramos salientou a importância da presença das crianças no passeio. “São elas que vão levar essas informações adiante a vão cuidar da nossa água no futuro”, argumenta.

O Secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, ficou satisfeito com o resultado. “Eu acredito que alcançamos nosso objetivo de conscientização para atingirmos a preservação do meio ambiente e, consequentemente, da água. Quem veio aqui, voltou para casa com orgulho de ter uma área dessa muito perto da cidade. Vamos trabalhar bastante, não só para mantermos o Aracatu, como para melhorarmos e preservamos o vale e o córrego”, afirma.

Ao longo deste mês, também por conta do Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Sabesp promoveu palestras, relacionadas ao uso racional da água, voltada às comunidades que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelo Município.