Novos Pontos de Entrega Voluntária são instalados

Mais dois novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do serviço de coleta seletiva foram instalados nesta segunda-feira (5), em Botucatu. Eles foram distribuídos nos seguintes pontos: Rua João Fabris (próximo à passarela do Parque Marajoara) e Rua Professor João Roberto Pilan (próximo ao ponto de ônibus da Chácara Vista Alegre). Um terceiro PEV deverá ser instalado em breve também Rua José Benedito Nogueira (próximo ao ponto de ônibus do Jardim Tropical).

Outros três PEVs já haviam sido instalados, em dezembro do ano passado, na Praça Olice Petricone (Avenida Conde de Serra Negra – Jardim Peabiru); Rodovia Gastão Dal Farra (próximo ao posto de gasolina Santa Cecília – Jardim Aeroporto]; e na Praça em frente ao Terminal Rodoviário. 

PEVs são contêineres com cerca de mil litros de capacidade, autoexplicativos, e com entradas para vidro, papel, plástico e metal, que funcionam como reforço da coleta de materiais reciclados. No total serão instalados 30 PEVs em pontos estratégicos da Cidade como forma de preparar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Para cada um deles também será reservado um dia da semana para que o material seja reciclado.

Os Pontos de Entrega Voluntária são uma das novidades previstas pelo novo Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Botucatu, que prevê uma série de aperfeiçoamentos dentro do serviço. Entre eles está a coleta seletiva, que inicialmente já atende a região Norte e progressivamente irá se expandir a outras regiões do Município.

“Em nenhuma cidade o serviço de coleta seletiva deve iniciar 100% pois a população precisa ser instruída e se acostumar a separar os materiais. Por isso estamos percorrendo os bairros fazendo essa educação ambiental. Vale lembrar que coleta seletiva não é um bota fora, ou seja, não irá recolher sofás, geladeiras ou outros materiais volumosos que não sejam vidro, papel, plástico e metal”, esclarece Fernanda Bernardi, chefe da divisão de Coleta Seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.