Novos alunos iniciam suas trajetórias na Veterinária da Unesp

Teve início nesta quarta-feira (27), a programação de recepção aos calouros dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu. Reunidos no Auditório Casa da Arte, os calouros, alguns acompanhados dos pais, receberam as boas vindas da professora Maria Denise Lopes, vice-diretora da FMVZ, que representou o diretor, professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto. A professora lembrou que a complicada fase dos vestibulares ficou para trás. “O primeiro objetivo foi alcançado. Vocês fizeram por merecer. Agora suas novas preocupações são referentes ? profissão escolhida”.

Para a professora, agora cabe aos alunos a tomada de contato com a cidade de Botucatu, a Unesp e, especialmente, a FMVZ. A vice-diretora falou sobre os 50 anos da instituição, os esforços no sentido da internacionalização das suas atividades e a reconhecida qualidade dos seus cursos. “Façam a diferença”, pediu aos calouros. E deixou uma mensagem aos pais. “Sei que vocês estão felizes e apreensivos. Mas em cinco anos vocês vão encontrar profissionais prontos para enfrentar e modificar o mundo”.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária, o professor Rogério Martins Amorim saudou os novos alunos. “Desejo boa sorte a todos. Vocês serão fundamentais para que a FMVZ continue com seus cursos nos melhores postos das avaliações do ensino superior do país”.

O professor Ricardo de Oliveira Orsi também fez sua saudação aos calouros, colocou-se ? disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e parabenizou os pais. “O sucesso de seus filhos é reflexo da educação que vocês deram a eles”.

Além da vice-diretora e dos coordenadores de curso, a mesa do evento de recepção aos calouros teve a presença dos professores: Nabor Veiga, supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Alexandre Secorun Borges, chefe do Departamento de Clínica Veterinária; Carlos Alberto Hussni, vice-chefe do Departamento de Cirurgia Veterinária; João Carlos Pinheiro Ferreira, chefe do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária; Josineudson Augusto II de Vasconcelos Silva, chefe do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal e Jane Megid, representante do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública.

Aula inaugural

O ex-aluno Stefan Mihailov, vice-presidente e diretor geral para o Brasil da empresa Phibro Animal Health, ministrou a aula inaugural para os calouros de Medicina Veterinária e Zootecnia. De maneira descontraída, Mihailov contou um pouco da sua trajetória profissional, analisou o que o mercado oferece e espera de médicos veterinários e zootecnistas e deu dicas valiosas para os futuros profissionais.

Mihailov começou sua aula lembrando seus tempos de estudante e recomendando que os alunos aproveitem muito essa fase da vida e o que a FMVZ oferece. “Esta será uma das etapas mais importantes das vidas de vocês, porque vai definir quem vocês serão e como viverão no futuro. E tem tudo para ser uma época ótima, vivida numa universidade de excelência, numa faculdade que está entre as melhores do Brasil, tem uma estrutura única com o Hospital Veterinário e excelentes fazendas experimentais”.
Na seqüência, apresentou as diversas possibilidades de atuação para os profissionais de medicina veterinária e zootecnia. “Ao final desses cinco anos vocês farão suas escolhas profissionais. É importante optarem por aquilo que traga mais satisfação. Fazer o que gosta é o primeiro critério para essa escolha”.

Ao tratar das exigências do mercado de trabalho, Mihailov lembrou que cursar uma boa faculdade não é o suficiente para o sucesso profissional e deu dicas importantes como a necessidade de dominar um segundo idioma e as vantagens de uma formação complementar em marketing e administração de empresas. “Também esteja atentos ? sua rede de contatos. Conhecer e ser conhecido é fundamental para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho. Mais de 80% dos primeiros empregos e das recolocações profissionais acontecem em razão dos contatos. Interajam sempre”.

A aula inaugural foi encerrada com uma mensagem clara aos calouros. “Aproveitem os próximos cinco anos, invistam em vocês mesmos, vivam plenamente a faculdade. Isso fará a diferença lá na frente”, disse Stefan Mihailov.

A primeira etapa da recepção aos calouros foi encerrada com uma apresentação musical de um grupo formado por membros da comunidade da FMVZ, seguida de um brunch om alunos, pais e os membros da Comissão de Recepção 2013. A tarde do dia 27 foi inteira dedicada a uma visita ao câmpus de Rubião Junior e ? Fazenda Experimental Lageado.

Programação

O restante da programação de recepção tem palestras com os coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia; uma apresentação sobre os 50 anos de história da FMVZ, realizada pelo professor Nereu Carlos Prestes; palestra com a professora Jane Megid sobre os convênios da FMVZ; palestra do servidor técnico-administrativo Neilson Cassimiro da Silva sobre intercâmbios que a unidade oferece, além de atividades junto aos Grupos de Estudo e aos diretórios acadêmicos.