Museu do Café fecha semestre com mais 12.900 visitantes

O Museu do Café da Fazenda Lageado fechou o primeiro semestre com a marca de 12.923 visitantes. Já, no mês de junho, passaram pelo Museu exatos 2.103 visitantes. Se forem acumulados esses números ao acumulado deste 2006 teremos a marca de 140.876 visitantes.  Para o coordenador do Núcleo, José Eduardo Candeias, esse número supera, em muito a população da maioria das cidades da região, de acordo com os números do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE de 2012.

Chamou atenção também, de acordo com o coordenador, o número de estrangeiros que passaram pelo Museu durante o mês de junho, com destaque para um grupo de chilenos que fizeram questão de deixar registrado na “Urna do Visitante” que estavam no Brasil para acompanhar os jogos da Copa do Mundo e aproveitaram para conhecer o acervo do Museu e as belezas da Fazenda Lageado.

Os visitantes do Museu do Café da Fazenda Lageado podem apreciar mais objetos que foram incorporados ao acervo através do projeto “Da Sua Casa para o Nosso Museu”  e já estão expostos para visitação pública. “O gesto da doação permite aos milhares de visitantes conhecerem um pouco mais da história”, disse o coordenador do Núcleo José Eduardo Candeias.

Enfatiza que os visitantes, acompanhados pelos monitores, conhecem todo o acervo do Museu, com explicação detalhada de cada item. “Também (o visitante) tem oportunidade de conhecer o interior de alguns prédios do conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Lageado”, diz.

Outro dado passado por Candeias foi com relação a uma visita de diretores da Revista Apparenza com o objetivo de colher informações e imagens para ilustrar matéria que será apresentada nesse meio de comunicação. Destacou também a importante participação das empresas parceiras do projeto, sem as quais dificilmente o projeto teria chegado a atingir as marcas que vem registrando mês após mês.

“Além disso, o Museu atualmente é referência regional pelo trabalho que desenvolve e, mais que isso, pelo rico acervo que possui marcando a época áurea do café nesta região do Estado de São Paulo. Por isso agradecemos pela visita e pela divulgação em publicação tão importante e conceituada revista”, concluiu.

Durante as visitas, acompanhados pelos monitores, os visitantes conhecem todo o acervo do Museu, com explicação detalhada de cada item, e também tem oportunidade de conhecer o interior de alguns prédios do conjunto arquitetônico histórico da Fazenda Lageado.