Meio Ambiente realiza Passeio Ecológico das Águas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove neste domingo (22), o 1º Passeio Ecológico das Águas. Ele irá ser realizado na Estrada do Aracatu (acesso próximo a Rua Benedito M. Penha, Parque dos Comerciários), a partir das 8 horas. A ação marca a celebração ao Dia Mundial da Água. 

Serão cerca de 1,5 km de caminhada com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância de se preservar a qualidade da água. O encontro também terá em sua programação um plantio de árvores à beira do rio, dinâmicas de educação ambiental e acesso à cachoeira de forma segura e monitorada. 

A Microbacia Hidrográfica do Córrego Aracatu, sub-bacia do Córrego da Indiana, está localizada na Cuesta de Botucatu. Com 7,53 km2², ela é uma das mais importantes microbacias da região por, entre outros motivos, ser uma área de recarga do Aquífero Guarani.

Os interessados em participar do passeio deverão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fazer sua inscrição. O evento ainda conta com a parceria dos Aventureiros do Túnel, SOS Cachoeiras da Cuesta, Associação dos Amigos do Vale do Aracatu (AAVA), Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Conselho Municipal do Turismo (Comutur), Guarda Civil Municipal (GCM) e Botucatu Terra da Aventura. 

Ao longo deste mês, também por conta do Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Sabesp promoveu palestras, relacionadas ao uso racional da água, voltada às comunidades que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelo Município.