Meio Ambiente e Sabesp se unem para preservação do ribeirão Tijuco Preto

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Secretaria do Meio Ambiente e Sabesp promoverão, de 15 a 20 deste mês, uma série de atividades junto à comunidade da região Sul de Botucatu. O foco é a preservação do Ribeirão Tijuco Preto, que nasce no Jardim Santa Mônica, tem cerca de 2km de extensão e se encontra com o Ribeirão Lavapés.

Para isso será realizado ao longo da semana um ciclo de palestras em escolas, CRAS do Jardim Aeroporto e no Tiro de Guerra, com objetivo de formar agentes multiplicadores para preservação ambiental do rio, que é alvo constante de descartes irregulares de lixo. Os Centros de Educação Infantil daquela região também receberão cartas de conscientização direcionada aos pais.

Ainda dentro desta programação, no sábado (19) a Pastoral da Ecologia de Botucatu fará uma caminhada aberta ao público. O ponto de encontro será na Rua Dr. Costa Leite [atrás da Catedral], a partir das 14 horas. Os participantes seguirão até o morro de Rubião Júnior, onde também está prevista um trabalho de limpeza e plantio de mudas.

No domingo (20), a partir das 8 horas, será realizado um mutirão de educação ambiental, formado por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sabesp, atiradores do Tiro de Guerra e membros do grupo Aventureiros do Túnel. 

Eles percorrerão todos os bairros que margeiam o Tijuco Preto, como o Jardim Santa Maria, Jardim Santa Monica, Parque Residencial 24 de Maio, entre outros. Após as visitas casa a casa para a promoção da consciência ecológica, haverá um plantio de 100 mudas de árvores em área localizada atrás do Tiro de Guerra.

“Agora cabe toda população cuidar e manter a qualidade da água alcançada, não descartando lixo na rua, na rede de esgotamento sanitário, nos ralos de pia e principalmente, nas margens do próprio curso d’ água”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

O Tijuco Preto é um importante rio da Cidade e que foi despoluído após uma grande força tarefa, concluída em 2014, quando a Sabesp realizou obras emergenciais de captação do córrego como forma de manter o abastecimento do Município, durante a estiagem mais severa da historia do Estado de São Paulo. Caso seja necessário, as águas do Tijuco Preto tem capacidade de vazão de 60 litros por segundo, suficiente para atender 18 mil pessoas.

Cronograma de atividades

Dia 15

Escola Sophia Gabriel de Oliveira – 8 horas e 14 horas

Escola Professora Nair Amaral – 10h30

CRAS Jardim Aeroporto – 14 horas

Escola Nair Amaral – 16 horas

Dia 16

Escola Parque 24 de Maio – 8 e 13 horas

Dia 17

Escola Sesi – 8h10

Dia 18

Batalhão do Tiro de Guerra – 7 horas

Dia 19

1ª Caminhada Ecológica da Igreja Católica em Defesa ao Meio Ambiente

Local de encontro: atrás da Catedral Metropolitana, a partir das 14 horas

Dia 20

Mutirão de conscientização ambiental nos bairros que margeiam o Tijuco Preto – 8 horas

Plantio de 100 mudas em área atrás do Tiro de Guerra – 10h30

Mais informações

Secretaria de Meio Ambiente

Rua General Telles, 1603 – Centro

Tel.: 3882-1290

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)