Medicina promove curso sobre captação de componentes do sangue

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) inicia nessa sexta-feira, 6 de agosto, um curso de extensão sobre captação de hemocomponentes – substâncias presentes no sangue – voltado aos alunos do 3º e 4º anos de Enfermagem. As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras até dia 24 de setembro. A primeira turma tem 35 membros.

O curso é uma iniciativa do Departamento de Enfermagem da FMB em parceria com o Hemocentro e deve ser promovido anualmente. “Nossa intenção é reforçar a importância da captação, doação e utilização de hemocomponentes para os profissionais de Enfermagem, principalmente porque são eles os responsáveis pela transfusão sanguínea do paciente. Será importante para a formação de nossos alunos”, avalia professora Silvana Andréia Molina Lima, uma das coordenadoras do curso.

No conteúdo, entre outros tópicos serão abordados a teoria do processo de doação, processamento de hemocomponentes e reação transfusional. Durante o curso também serão realizadas visitas ao Hemocentro do Hospital das Clínicas/FMB. Ao final do treinamento os alunos terão que desenvolver um projeto para conquista de novos doadores de hemocomponentes.

As profissionais responsáveis pelas aulas serão: a médica hemoterapeuta Pollyanna Domeny Duarte; enfermeira Cláudia Cristina de Oliveira Alcarde; enfermeira Laura Tiaki Fujihara; a médica Thays Tye Takahashi e a farmacêutica Gislene Cristina Mastranjo de Oliveira.

Fonte:
Leandro Rocha
Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu
Assessoria de Comunicação e Imprensa