Medicina é classificada de “Excelente” pelo Guia do Estudante

Curso mais concorrido do vestibular da Unesp, a graduação em Medicina Humana, oferecido pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), recebeu esse ano a classificação ‘5 estrelas’ do Guia do Estudante, da Editora Abril, uma das maiores publicações voltadas ? educação e ensino superior do país. A titulação faz com que o ensino nessa área seja considerado como excelente.

O prêmio, que é anual e está em sua 21ª edição, contempla cursos superiores em todo o país. Para sua classificação (divididos em estrelas), a equipe da publicação avalia quesitos como: possuir titulação de bacharelado; turma formada há pelo menos um ano; ter turma em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo e também ser presencial.

Para a qualificação, os respectivos coordenadores de curso são contatados, por e-mail e telefone, e preenchem um questionário, também eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica.

Para a coordenadora do curso de Medicina da FMB, profª Norma Sueli Modolo, alguns fatores foram cruciais para que a qualificação tivesse esse salto positivo. Um deles tem sido o processo de internacionalização que a instituição tem adotado. “Os alunos têm realizado estágios regulares fora do país com maior freqüência e isso tem sido positivo para a faculdade”, disse.

Segundo ela, outros pontos são o crescimento da produção científica- que somam 5.194 publicações entre artigos, capítulos de livros e revistas nos últimos nove anos- além dos cenários de ensino, em amplo crescimento. A construção da nova Central de Salas de Aula e dos Laboratórios de Especialidades tem sido determinante para a melhora no ensino oferecido pela Faculdade de Medicina. “A reforma curricular, pela qual o curso tem passado desde 2010, dará condições para melhorar a estrutura acadêmica e manter a FMB nesse patamar de excelência do Guia do Estudante”, reforçou.

Criado em 1963 pela então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, a graduação em Medicina Humana oferece atualmente 90 vagas anuais e tem a duração de seis anos. No vestibular 2011, teve concorrência de 128,9 candidatos por vaga, com mais de 11.600 pessoas postulantes ao curso.

Fonte:
Flávio Fogueral
Jornal da FMB